13.6.09

Perdas e ganhos

A briga pelo poder continua. Como tudo na vida é uma situação onde há muito que perder e o que ganhar. Onde é marcada pela a luta pelo poder e pelos seus milhões de dólares que o cerca. E que ameaçam uma das mais importantes categorias de automobilismo.

As pessoas estão se esquecendo que a FIA organizam não somente a F-1, mas também outras categorias. Aqui no Brasil é responsável por todas as categorias “maiores” que são filiadas a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Isso vai do kart a Stock Car. Categorias, onde muitos dos que lá correrem, sonharam ou ainda sonham em tornar-se pilotos da primeira divisão, ou seja, da F-1. Por isso tudo, apesar passar por uma ditadura surpreendente, não acredito que um acordo não seja feito. É toda uma estrutura a ser jogada fora.

Uma nova categoria pode ser formulada levando Ferrari & etc? Essa categoria pode não ser filiada a FIA? Nada impede. Porem qual serão os preços a serem pagos? Para ambos os lados será um desastre. A FOTA teria os melhores carros e pilotos e com isso patrocinadores, pistas e publico porem não teria a tradição e organização de hoje. A FIA teria que reerguer novamente uma categoria que fosse fonte de referencia para as o automobilismo, alem de ambas terem que competir com a coexistência da outra, e assim dividir atenção e dinheiro. Tendo em vista toda essa situação a melhor saída seria o acordo.

A FIA diz “as grandes”, apesar da crise mundial dinheiro parece não é um dos maiores problemas, que elas não podem gastar. Gastar em desenvolvimento e propaganda inclusive. Ai vem à pergunta: o que nos estamos fazendo aqui? É a mesma coisa que chegássemos para uma "socialite” e disséssemos para ela não ir à festa ou comprar jóias caras, com certeza ia rir da nossa cara. Pois é isso que a FIA quer fazer. E ainda dizendo que “a socialite” deve fazer doações para pessoas mais pobres, ou seja, dar suporte tecnológico a equipes “pobres”.

Alem disso tudo tem uma antiga pedra no sapato a FOTA: Bernie Ecclestone Todos que acompanham a Fórmula 1 devem conhecer Bernie Ecclestone, o mega empresário inglês, presidente da FOM, e virtual dono dos direitos de transmissão da Fórmula 1, que ficou bilionário e se nega a dar mais dinheiro a FOTA pelos direitos televisáveis e com o seu "afastamento" ganhariam muito mais, caso consigam organizar a nova formula-1.

Porem todos sabem que Bernie é um mal necessário e que os custos devem ser controlados, mas de uma forma concisa. Afinal todos os lados têm muito a perder.

Nenhum comentário: