O automóvel que foi o responsável por sua invenção? Muitas foram as versões, modificações e inovações. E fica difícil definir onde toda essa historia começou. Só podemos dizer que ela começa a muito tempo atrás. Já no século XVII se idealizavam os veículos impulsionados a vapor; Ferdinand Verbiest, um padre da Flandres, demonstrara-o em 1678 ao conceber um pequeno carro a vapor para o imperador da China.
Em 1769, Nicolas-Joseph Cugnt elevava a demonstração à escala real, embora a sua aplicação tenha passado aparentemente despercebida na sua terra-natal, França, passando a desenvolver-se sobretudo no Reino Unido, onde Richard Trevithick montou um vagão a vapor em 1801. E foram sofrendo ao longo das próximas décadas inovações como o freio de mão, caixa de câmbio, mudanças na direção, aerodinâmica e assim no nível da velocidade e conforto dos tempos de hoje.

Porem se fosse para dizer um veiculo que mais se assemelha com as configurações dos veículos e assim datar um ponto de partida. Uma das mais significativas foi a invenção de um pequeno carro impulsionado por um motor a 4 tempos, construído por Siegfried Markus (Viena, 1874).

Os motores a vapor - que queimavam o combustível fora dos cilindros, deram lugar aos motores de combustão interna, que queimavam no interior do cilindro uma mistura de ar e gás de iluminação. O ciclo de 4 tempos foi utilizado com êxito pela primeira vez em 1876, num motor construído pelo engenheiro alemão conde Nikolaus Otto.
A primeira patente do automóvel foi nos Estados Unidos da América e pertencia a um americano chamado Oliver Evans, em 1789. Porem foi mais tarde, em 1804, Evans demonstrou o seu primeiro veículo automóvel que não só foi o primeiro automóvel nos EUA, mas também o primeiro veículo anfíbio, já que este veículo era movido a um motor a vapor e dispunha de rodas para circulação terrestre e de pás para circulação na água. Um sonho para todos que pegam a ponte Rio – Niterói as sextas-feiras e vésperas de feriados.

Porem o primeiro auto com motor a combustão foi o belga Etienne Lenoir em 1860, embora fosse proporcionado por gás de carvão. A sua experiência durou 3 horas para percorrer 7 milhas , teria sido mais rápido fazer o mesmo percurso a pé.

Contudo o primeiro automóveis de combustão interna a gasolina tenham surgido quase simultaneamente através de vários inventores alemães, trabalhando independentemente: Karl Benz construiu o seu primeiro automóvel em 1885 em Mannheim, conseguindo a patente a 29 de Janeiro do ano de 1886 e iniciou a produção em massa em 1888.

Pouco tempo depois, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, em 1889, concebiam um veículo , descartando a típica carroça, e adotava uma carroçaria específica dotada de motor a combustão interna de gasolina . Foram eles também os inventores da primeira motocicleta em 1886. Em 1885, Fredericl William Lanchester, na Inglaterra patenteou o disco de freio.
Esta é historia do automóvel e começo das nossas corridas, se não fosse esses homens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário