12.4.11

Numa conversa de bar: com qual motor eu vou

Uma curiosidade muitos são os tipos de motores existentes, mas por que a maioria dos carros usam o motor o de pistão? Uma boa pergunta. E uma boa maneira de inteder o porque é entender os outros. Um dos mais legais é o motor Wankel . Oque é ele? É um tipo de motor de combustão interna, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores alternativos convencionais.

Wankel concebeu seu motor rotativo por volta de 1924 e patenteou a sua invenção em 1933. Silenciosos, suaves, potentes, compactos e beberões.Diferentemente dos motores com cilindro e pistão, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela. Ele não produz nenhum movimento alternativo como o das bielas e pistão subindo e descendo. Ele se movimenta em um único eixo circular.

Consumo de combustível

Assim como a forma das câmaras de combustão do motor Wankel previnem a pré-detonação, ela também leva à combustão incompleta da mistura ar-combustível, fazendo com que os hidrocarbonetos não queimados sejam liberados no escape. Isso também ocorre nos motores de pistão, contudo eles tem uma outra solução para esse problema um pouco mais “cara”: usar catalisadores pra oxidar parcialmente os hidrocarbonetos não queimados. Os motores Wankel conseguiram evitar esse custo enriquecendo a mistura ar-combustível e aumentando o número de hidrocarbonetos não queimados no escape até que uma combustão completa pudesse acontecer em um “reator térmico” (uma câmara expandida aberta na tubulação de escape) sem a necessidade de um catalisador, produzindo assim um escape limpo com o custo de um ligeiro aumento no consumo de combustível. Em resumo consumo de combustível maior e poluição zero.

Vantagens


As vantagens do motor Wankel sobre os motores a pistão convencional são muitas. Em primeiro lugar, não existem vibrações devido ao fato de que só há um movimento rotativo, isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa ao motor. É bem menor, gera mais potência e maior torque que um motor "convencional" de mesma cilindrada. Isso porque cada lado de seu rotor encontra-se em uma fase do ciclo, gerando mais explosões por volta do eixo virabrequim do que um motor a pistão. Na pratica um Mazda-RX-7 tem um motor 2.30 com 260cv enquanto um motor 2.0 convencional tem na facha de 150cv

Devido ao seu princípio de funcionamento, em que não existem mudanças bruscas de componentes (alteração no sentido de movimento dos pistões), as vibrações produzidas pelo motor são bem menores, assim como o nível de ruído.

Alem de serem muito mais compactos e leves, possibilitando cofres de motor também menores, centro de gravidade do carro mais baixo e o torque, que é disponibilizado de forma mais homogênea e constante.

Desvantagens

Entre suas desvantagens incluem-se uma curva de potência não muito elástica e os problemas em manter uma vedação ideal entre os cantos do rotor e as paredes da câmara de combustão devido à dilatação térmica, por aquecer muito mais que o motor a pistões, devido às altas rotações, trabalhando sempre no "limite", por assim dizer. Outra desvantagem é a alta taxa de emissão de gases poluentes que foi eliminada aumentando o consumo.

Nenhum comentário: