24.4.09

Teto sim,mais sem o salario dos pilotos

A entidade que comanda a Fórmula 1 decidiu excluir os salários dos pilotos e os custos com publicidade de um teto orçamentário opcional a ser introduzido na equipes na próxima temporada.O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, também enviou às equipes uma carta, vista pela Reuters dias antes do Grande Prêmio do Bahrein, pedindo nesta quinta-feira que elas o informem até o fechamento de acordos se o teto de 30 milhões de libras (R$ 43,69 milhões) terá de ser revisado.

Ele alertou que a categoria, que viu a saída da Honda em dezembro, corre o risco de perder mais duas equipes em 2010 se o teto não for uma opção."Estamos próximos de concluir as regras, financeiras e técnicas, para a apresentação ao Conselho Mundial de Esportes a Motor, no dia 29 de abril", escreveu Mosley.
"As regras financeiras serão grandemente baseadas nos princípios estabelecidos pelas equipes e a FIA no ano passado. O ponto-chave é que o teto orçamentário para 2010 cobrirá todos os gastos dos times, com exceção de publicidade e pilotos", afirmou.
Aqueles que aceitarem o teto terão liberdade técnica muito maior do que as equipes que preferirem continuar com orçamentos ilimitados, teoricamente permitindo que uma escuderia seja competitiva com menos dinheiro.Várias partes, incluindo a Lola e o ex-chefe de Benetton e BAR David Richards, mostraram interesse em entrar na categoria com tal teto, e Mosley afirmou que a FIA selecionaria três delas."Isso demonstrará que, com menos de 30 milhões de libras, é possível ter uma equipe de Fórmula 1 que virtualmente é indistinguível de escuderias com gastos ilimitados", afirmou.
"Além das três novas equipes, temos indicações de que alguns dos times já existentes gostariam de contar com o teto em 2010", acrescentou o britânico.
"Entretanto, isso pode significar um ajuste no número de 30 milhões. Vocês podem, por favor, indicar o que consideram ser uma quantia mínima aceitável para o teto?," indagou.
A opção foi pensada como parte de uma medida para cortes custos a fim de proteger o esporte da destruição causada pela queda do crédito mundial.A Associação das Equipes de Fórmula 1 (Fota) afirmou que os times poderão assegurar gastos de 6,5 milhões de euros (8,47 milhões de dólares) para motor e caixa de câmbio na próxima temporada.
"As condições econômicas mundiais e as previsões pioraram consideravelmente desde que as metas de teto nos custos foram discutidas no ano passado", disse Mosley"Como resultado, é provável que, sem a oportunidade de participar com um teto, perderemos pelo menos mais duas equipes para a temporada 2010, apesar das medidas de corte de gastos que a Fota já aceitou", acrescentou. "Isso nos deixaria com apenas 16 carros."
Fonte : Abril

Nenhum comentário: