7.4.09

McLaren e Hamilton vai a julgamento

Por 'mentira', FIA convoca McLaren e acusa equipe de 5 'crimes'
A McLaren foi intimada nesta terça-feira (7) a comparecer perante o Conselho Mundial da FIA. A reunião extraordinária vai acontecer no dia 29 de abril em Paris, logo após o GP do Bahrein. O objetivo da entidade máxima é que a equipe inglesa responda às acusações com relação à controversa desclassificação de Lewis Hamilton no GP da Austrália.
O time inglês foi convocado após os comissários da etapa australiana terem entendido que Lewis Hamilton “mentiu deliberadamente” no depoimento sobre o episódio envolvendo Jarno Trulli nas últimas voltas da prova de Melbourne, que abriu o Mundial no fim do mês passado. Por conta da mentira, os comissários da corrida de Albert Park desclassificaram Lewis.
A FIA ainda afirmou que a escuderia de Woking é acusada de infringir o artigo 151c do Código Esportivo Internacional, que fala “qualquer conduta fraudulenta ou qualquer ato prejudicial aos interesses de qualquer competição ou aos interesses do esporte em geral, será punida.”De acordo com a federação, a equipe britânica cometeu cinco infrações:
1- Em 29 de março de 2009, a McLaren disse aos comissários do GP da Austrália que não foram dadas instruções para o carro número 1, de Lewis Hamilton, permitir a passagem do carro número 9, de Jarno Trulli, quando ambos estavam atrás do safety-car, sabendo que esta declaração era falsa;
2- Instruir o piloto Hamilton, atual campeão, a apoiar e a confirmar a declaração falsa;
3- Embora sabendo que — como resultado direto de suas ações outro piloto, de uma equipe rival, foi punido injustamente — não fez nada para ratificar a situação;
4- Em 2 de abril de 2009, na segunda audiência com os comissários do GP da Austrália (a reunião foi realizada na Malásia), a equipe também não fez qualquer tentativa para corrigir a declaração falsa, dada em 29 de março, apesar de saber que era permitido aos comissários ter acesso às gravações de rádio do time;
5- Em 2 de abril de 2009, na segunda audiência com os comissários, Hamilton continuou a confirmar o depoimento falso dado em 29 de março, embora sabendo que estava mentindo.
A McLaren admitiu que o diretor-esportivo, Dave Ryan, e Hamilton mentiram aos fiscais durante a audiência na Austrália e também na segunda reunião em Sepang.
Ryan foi suspendo pela escuderia, e Hamilton pediu desculpas publicamente por seus atos, em uma entrevista coletiva emocionada no autódromo malaio. É possível que Lewis também compareça ao encontro na França no final deste mês.
Entende-se que Anthony Hamilton, pai do piloto, já esteja em contato com Max Mosley, presidente da FIA, para discutir os recentes acontecimentos.
(fonte: Grande Prêmio)

Nenhum comentário: