30.4.09

Mudanças na Formula 1


O conselho Mundial de segurança Internacional de Automobilismo (FIA) realizou nessa quinta-feira uma reuniao que ficou acertado mudanças bruscas para a próxima tempora de Formula – 1. Alegando redução de custos, a entidade propôs as seguintes mudanças.

1- TETO ORÇAMENTARIO

Com o intuito de reduzir gastos a FIA impôs o teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 128 millhões) para gastar de 01 de janeiro a 31 de dezembro e servira para todas as despesas das equipes com algumas exceções: como o valor dos motores, a hospedagem, planos de marketing, salário dos pilotos, multas e outras penalidades a serem impostas pela FIA e quaisquer outros valores que não tenham influencia direta ao desempenho na pista. As equipes não são obrigadas a aderirem esse teto, porem as que o fizer terão benefícios.
As equipes que optarem pelo teto que terão mais liberdade técnica para competirem com times no mesmo nível. Isto inclui asas traseiras e dianteiras ajustáveis, bem como um motor sem limite de giros. Além deterem todos os testes entre a temporada liberados e não haverá restrições ao uso do túnel de vento. O programa será controlado por uma Comissão de Custos que será criada para garantir a adesão das equipes ao novo regulamento.
Só não sei se com essa “merreca” vai dar para fazer todas as ”liberdades técnicas” ....

2-PROIBIÇÃO DO REABASTECIMENTO

Com o objetivo de economizar os custos de transporte dos equipamentos e gasto com combustível ficam proibidos o reabastecimento durante as corridas

Não é a primeira vez que essa medidas é tomada apesar da categoria perder com isso. Nos anos 80, foi banido por falta de segurança, o reabastecimento durante as corridas, só sendo retomado em 1994.

3-AUMENTO DO GRID DE LARGADA

Agora o grid pode ter ate 26 carros. E o principal Bernie Ecclestone, concordou em dar apoio às novas equipes que entrarem na F-1 e pagando cerca de dez milhões de dólares para cada escuderia estreante por ano. Além disso, será oferecido transporte gratuito para os dois carros do time e mais dez toneladas de carga para cada corrida, 20 passagens de avião em classe econômica, para que as equipes possam levar seus times às corridas realizadas fora do continente europeu.

Quem se interressar os pedidos para inscrição de novas equipes serão abertos entre os dias 22 e 29 de maio, e a entidade deverá anunciar a lista de candidatas no dia 12 de junho. Vamos lá!!!


Nenhum comentário: