20.5.09

Red Bull vai levantar asas

Enquanto a temporada de 2009 segue a pleno vapor, a situação envolvendo o Mundial de 2010 começa a se tornar cada vez mais polêmica. Depois de a Toyota anunciar que não deve participar do campeonato do próximo ano devido à "falta de clareza" do novo regulamento aprovado pela FIA, a Red Bull confirmou no final da noite de domingo (10) que não vai correr em 2010 caso a diferença de regras entre times que sigam o teto orçamentário de R$ 129 milhões e os que ultrapassem esse valor seja mantida.
A decisão de Dietrich Mateschitz, dono da empresa de bebidas energéticas, de retirar suas duas equipes — Red Bull e Toro Rosso — do próximo Mundial caso mudanças não sejam feitas faz aumentar os indícios de que as equipes podem preparar um boicote contra a FIA para conseguirem alterar o regulamento antes de confirmar suas inscrições para a próxima temporada, que se encerram no dia 29 de maio.

O empresário confirmou que há planos de uma ação liderada pelas escuderias de fábrica de segurar suas entradas no período proposto por Max Mosley. "Se as regras para 2010 seguirem inalteradas, não vamos participar do Mundial. E acho que os times oficiais também não. Então, talvez apenas duas ou três equipes que existam hoje confirmem suas inscrições", disse Mateschitz ao jornal "Salzburger Nachrichten" desta segunda-feira (11).

"As condições que existem no momento para 2010 tornam impossível nossa participação", continuou. "Mas espero que uma reunião seja feita e que tudo seja acertado antes da data-limite de entrada."De acordo com o site da revista inglesa "Autosport", a Fota (Associação de equipes de F1) quer definir o futuro da categoria em uma reunião com Mosley antes do GP de Mônaco, que acontece no dia 24 deste mês. Caso nenhum acordo seja feito, é provável que os cinco times bancados por montadoras — Ferrari, McLaren, BMW Sauber, Renault e Toyota —, além de Red Bull e Toro Rosso, não façam sua inscrição para 2010. Com isso, apenas Williams, Brawn e Force India teriam participação confirmada.

Além da questão envolvendo o limite orçamentário, a Fota também quer mudar a maneira como a FIA tem alterado as regras do esporte sem consultar a entidade. Um artigo do regulamento esportivo do próximo ano diz que as mudanças feitas pela federação só serão discutidas em reuniões do Conselho Mundial e após a apresentação do regulamento — contrariando o poder de veto que a Fota tem hoje, e que foi utilizado na situação envolvendo a mudança do sistema de pontuação antes do campeonato.

Fonte grande premio

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