28.5.09

Ferrari e sua proposta de corte de gastos

A decisão dos nove times da Fota (Associação de equipes de F1) que enviaram na sexta-feira suas inscrições à FIA para o Mundial de 2010, mas condicionando a participação à manutenção do regulamento atual na próxima temporada, foi defendida neste sábado (30) por Stefano Domenicali. O chefe de equipe da Ferrari afirmou que a associação se manteve fiel aos seus princípios, e que o pacote de propostas feito a Max Mosley atende grande parte das intenções de reduzir os custos da categoria.

Segundo o dirigente, a inscrição das nove equipes — a Williams já enviara seus documentos e, por isso, está suspensa da Fota — não significa que a entidade aceitou o teto orçamentário. "É muito simples: os times condicionaram suas participações à assinatura do novo Pacto de Concórdia e ao uso das regras atuais, modificadas com as nossas sugestões. A ação que a Fota tomou está plenamente de acordo com os princípios da Ferrari e da associação", explicou.

"E absolutamente não aceitamos o teto orçamentário", ressaltou Domenicali. "O pedido pela manutenção do regulamento de 2009 é o ponto inicial, pois significa que não teremos um limite."
Entretanto, o italiano fez questão de destacar que foram feitas propostas de reduzir os gastos a um limite aceito por Mosley. "A FIA quer reduzir os custos por dois objetivos: evitar a saída de times existentes e facilitar a chegada de novas equipes. Conseguimos atingir as duas metas. Os custos serão reduzidos, e esforços serão feitos para manter todos na F1", afirmou.

Por fim, Domenicali tratou de contemporizar ao falar sobre a medida da Fota. "Se as mudanças que querermos acontecerem, e eu acho que elas vão acontecer, não acho que nós vencemos. Prefiro achar que a F-1 saiu por cima: vai manter suas principais características, vai ter estabilidade nas regras e o comprometimento de longo prazo dos seus competidores. Foi isso que a Fota sempre quis: trabalhar com a FIA e com os donos dos direitos comerciais para fazer a F1 mais forte", completou.
Fonte: grande premio

Nenhum comentário: