Gerhard Berger: Considerado um dos melhores amigos de Ayrton Senna na categoria competiu pela Ferrari ate 1997, quando se aposentou, chegou a venceu mais duas corridas. Depois disso participou do projeto da inclusão da BMW a categoria. E negociou parte da sua firma de transporte Austríaca para a compra de parte da equipe Toro Rosso onde no fim de 2008 vendeu sua parte para a Red Bull, sua sócia, não antes de ver a sua equipe ganhar com o Alemão Vettel uma corrida.
Damon Hill: Disputou o campeonato de 1994 ate o fim com o Michael Schumacher perdendo titulo para o alemão numa manobra polemica Foi campeão em 1996, sendo o único filho de um campeão a conquistar o feito, deu à Jordan sua primeira vitória, em 1998, e se aposentou no ano seguinte. Em 2005, testou um carro da GP2, mas, atualmente, atua como empresário, colunista de revistas especializadas e comanda o Clube dos Pilotos Britânicos, responsável pela organização dos GPs de Formula -1 ( outras categorias) na Inglaterra.
J.J. Lehto: Abandonou a Formula – 1 no fim de 1994, dedicando-se a categorias de Endurance. Em 1998 competiu por uma ano na Champ Car, com resultados bem modestos. Consagrou – se bicampeão das 24 Horas de Le Mans e, hoje, é comentarista de uma TV finlandesa.
Nicola Larini: Segundo colocado no fatídico GP de San Marino disputou mais cinco GPs pela Sauber, em 1997. A partir de então, só correu de turismo. Faz isso até hoje, representando a Chevrolet no WTCC.
Heinz-Harald Frentzen: tido como um ótimo piloto nas categorias de base esse alemão, ex-rival de Schumy , teve uma passagem apagada com momentos de brilhantismo pela categoria. Pilotou na Williams, em 1997, e brilhou na Jordan, com a qual chegou a disputar o título até poucas etapas do fim. Seguiu na categoria até 2003, quando enveredou para o turismo, através do DTM. Atualmente, compete na Speedcar, categoria de ex-pilotos de Formula -1 disputada no Oriente Médio.
Mika Hakkinen: O antigo companheiro de Senna na Mclaren sagrou – se Campeão mundial em 1998 e 1999, e foi um dos principais rivais de Michael Schumacher . Seguiu correndo pela McLaren até a aposentadoria, em 2001. Depois correu três anos no DTM, somando três vitórias, e chegou a testar pela McLaren em 2007. Hoje, é empresário de jovens talentos.
Ukyo Katayama: O lendario “katagrama” como era conhecido por esssa bandas correu na categoria ate 1997. Depois do fatídico ano ele renovou o contrato com a Tyrrell pelas duas próximas temporadas, mas apresentou uma queda no seu desempenho, sendo dois sétimos lugares os seus melhores resultados de todas as duas temporadas. Seu companheiro de equipe, o finlandês Mika Salo, conseguiu ter um desempenho bem superior ao seu. Durante esses dois anos, o seu hábito de envolver-se em acidentes retornou, com um espetacular rodopio na largada do Grande Prêmio de Portugal de 1995, e, como Katayama é um homem de baixa estatura, foi extremamente prejudicado pela decisão de aumentarem a altura das placas de proteção do cockpit, em resposta ao acidente que tirou a vida de Ayrton Senna. Porém, mais tarde surgiria a informação de que no final de 1994 ele havia sido diagnosticado com um câncer nas costas. Devido ao seus compromissos na Fórmula 1, o tratamento foi retardado e ele sentia forte dores. Katayama não anunciou isso até ele se retirar da F-1, pois não queria que ninguém tivesse pena dele e servisse de desculpas para o seu baixo desempenho. Depois de se aposentar, correu durante alguns anos no Japão e se afastou das pistas, retornando em 2008 para disputar a Speedcar.
Johnny Herbert: Da Lotus, passou pela Benetton, com a qual venceu duas vezes, Sauber, Stewart dando a primeira vitória ao time no GP da Europa de 1999, e Jaguar, até se retirar em 2000. Foi test-driver da Arrows no ano seguinte, e competiu na ALMS até 2004. No mesmo ano, sagrou-se campeão da LMS, e correu no FIA GT. Atualmente, integra o grid da Speedcar, onde foi campeão em 2008.
Karl Wendlinger: No GP seguinte, em Mônaco, sofreu um grave acidente, que o afastou do resto da temporada. Disputou seis corridas em 1995 e deixou a F-1, após não conseguir recuperar a velocidade de antes do acidente. Partir de então competiu em categorias de turismo, passando por ALMS, DTM, LMS e FIA GT, e nesta foi campeão em 1999 onde corre até hoje.
Gianni Morbidelli: A temporada de 1994 foi a sua ultima desse italiano, apesar de disputar algumas provas em 1995 e 1997 por Arrows e Sauber. Depois disso, disputou o FIA GT, competiu em torneios europeus e, neste ano, foi campeão do Speedcar.
Mark Blundell: Permaneceu na categoria até 1995 com desempenhos modestos, no ano seguinte competiu na Champ Car, na qual venceu três vezes e ficou até 2000. Hoje, é um dos comentaristas de automobilismo mais conceituados da Inglaterra pela ITV.Martin Brundle: Competiu na F-1 por mais dois anos e se aposentou, tornando –se comentarista e apresentador de programa(onde testa carros de F-1 novos e antigos) da Tv inglesa até hoje.
Pierluigi Martini: Permaneceu ate 1995 na categoria, disputando o FIA GT em 1997 e vencendo as 24 Horas de Le Mans em 1999. Sua última aparição foi em 2006, quando correu o GP Masters, reunião mal-sucedida de ex-pilotos de F-1. Esta aposentado.
Eric Bernard: Nas ultimas corridas da temporada de 94 trocou a Ligier pela Lótus, e abandonando a categoria no ano seguinte. Competiu no FIA GT e na ALMS, até se afastar das pistas como piloto no fim de 2002.Eric Comas: Essa foia sua ultima temporda na categoria depois passou a dedicar-se à Super GT japonesa, da qual foi bicampeão em 1998 e 1999. E depois correu na Le Mans Series e, nas 24 Horas de Le Mans, foi pole e segundo colocado em 2006. Deixou as pistas em 2006, quando passou a se concentrar na carreira do filho, Anthony.
Michele Alboreto: O ano de 1994 foi o seu ultimo, correu por duas temporadas na IRL. Depois, dedicou-se à ALMS, mas teve o mesmo destino de Senna, morrendo durante treinos com um carro da Audi em Lausitzring, na Alemanha, no dia 25 de abril de 2001.
Olivier Panis: Em 1996 conquistou sua primeira e única vitória da Ligier, no GP de Mônaco. O ano seguinte foi complicado para esse piloto francês, de mudança para a Prost fraturou as pernas no fim do GP do Canadá. Em 2000 foi test-driver pela McLaren no ano seguinte ate 2004 foi piloto titular por BAR e Toyota. Voltado a piloto de teste pela Toyota em 2006 e 2007. Desde então, corre na LMS
Christian Fittipaldi: Abandonou a categoria no fim de 1994, seguindo para a Champ Car, onde correu até 2001, somando duas vitórias. Depois, se tornou o primeiro brasileiro a correr na Nascar, em 2002 e 2003. Teve passagens por diversas categorias, como Grand-Am, Stock Car, LMS e A1GP. Neste ano, está sem emprego, mas sonda vagas na Stock Car.
Andrea de Cesaris: Essa foi a sua ultima temporada na categoria pelo bem dos carros e afins considerado o "rei dos carros destruídos", o italiano completou a marca de 200 GPs no GP do Canadá daquele ano, deixando a F-1 e o automobilismo no fim da temporada. Em 2005 e 2006 correu na GP Masters e abandonou o automobilismo.
Pedro Lamy: Fraturou as pernas em um grave acidente durante testes na Inglaterra, so voltando em 1995 e 1996 para fazer algumas corridas todas pela Minardi. Mudou-se para o turismo onde esse português achou o seu verdadeiro caminho, tornando-se um dos grandes pilotos. Consagrou-se campeão do FIA GT em 1998, da Le Mans Series em 2004, 2006 e 2007. Atualmente, integra a equipe oficial da Peugeot.
Olivier Beretta: Nascido no principado de Mônaco esse piloto disputou algumas corridas pela Larrousse e não completou a temporada. Seguindo turismo, venceu títulos no FIA GT, em 1998 e 1999 e conquistando cinco campeonatos na ALMS (1999, 2000, 2005, 2006 e 2007). Chegou a ameaçar uma volta testando um carro da Williams em 2003, e hoje segue na ALMS, correndo com um Corvette.
David Brabham: Essa foi a ultima e única temporada do filho de Jack Brabham na categoria. Também se encaminhou para o Turismo, como FIA GT, Grand-Am, V8 Supercar e Le Mans Series. Seu principal título foi no Super GT, em 1996. Hoje corre na ALMS.
Bertrand Gachot: Esse piloto luxemburguês, naturalizado belga disputou mais uma temporada pela Pacific. Após o GP da Europa no ano de 1993 Gachot envolveu-se em uma briga com um taxista na Inglaterra, e no calor da discussão, usou um spray de pimenta (arma considerada ilegal naquele país) nos olhos de sua vítima. Gachot ficou preso por dois meses. Este acontecimento mudaria para sempre a história da Fórmula 1, pois em sua ausência, Eddie Jordan contratou às pressas o jovem piloto alemão Michael Schumacher para o GP seguinte na Bélgica, mas o futuro heptacampeão não completou a corrida. Após ficar dois meses "vendo o sol nascer quadrado", Bertrand voltaria às pistas pela equipe Larrousse, na última prova, em Adelaide, substituindo o lesionado francês Éric Bernard, mas não conseguiria vaga para o grid de largada. Ele encerraria a carreira na própria Pacific em 1995, após chegar em oitavo lugar na Austrália (melhor posição de chegada da equipe). Após abandonar a F-1 correu duas temporadas no Super GT Gachote depois passou a se concentrar nos seus interesses comerciais, que incluem o marketing da "Hype", uma bebida de alta energia, mas ele ainda mantém contatos com a Fórmula 1 e possui um site sobre a categoria. Na vida pessoal, Gachot curte seu tempo com a família no sul da Espanha
Paul Belmondo: O filho do famoso cineasta francês Jean-Paul Belmondo se classificou para apenas duas provas em 1994, deixando a categoria no fim da temporada. Correndo posteriormente na FIA GT, com equipe própria, e na Le Mans Series, até se aposentar em 2007.
Rubens Barrichello: Tornou-se o principal piloto brasileiro após a morte de Senna, sendo o primeiro brasileiro a competir pela Ferrari. Venceu nove corridas e foi duas vezes vice-campeão, em 2002 e 2004. Considerado o “segundo-piloto” por muitos é detentor do recorde de GPs disputados e continua na F-1, alem de ser vice –campeão da categoria É o único piloto do gris atual a ter visto um companheiro morrer na pista. Corre pela Brawn e está na segunda posição da atual temporada.Não correram, mas fazem parte da história
Um comentário:
Cara, fantástico apanhado!!! Abraços
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