12.5.09

Ferrari fora???

Os executivos da Ferrari estiveram reunidos por quase duas horas na sede da fábrica para discutir o desempenho do time nas cinco primeiras provas do campeonato e o futuro na categoria. Depois das farpas soltas durante a reunião divulgaram um comunicado.
"Se em 2010 se as regras não mudarem. A Ferrari confirma sua oposição às novas regras impostas pela FIA e não pretende inscrever seus carros para o Campeonato Mundial de F1 de 2010".

"Essas decisões devem criar - pela primeira vez na história - um campeonato com um padrão duplo de regulamento, baseado sobre regras técnicas e parâmetros econômicos arbitrários. Nosso conselho de administração acredita que, se esse será o quadro normativo do futuro da categoria, acabariam as razões que motivaram a presença da Ferrari no Mundial durante 60 edições”.

"Nosso conselho expressou discordância quanto ao método usado para adotar decisões tão sensíveis, recusando uma efetiva discussão com os times. Isto é, houve um desprezo às regras que contribuíram para o desenvolvimento do esporte nos últimos 25 anos."
"Normas iguais para todos, estabilidade de regras, continuidade do método e progressivo trabalho de diminuição de custos da parte da Fota (Associação de Equipes da F-1) são as prioridades para o futuro."

Dias atrás, a FIA resolveu estabelecer um teto orçamentário de aproximadamente R$ 129 milhões, que seria optativo: as equipes que a seguissem teriam regalias; as que não aderissem a tal movimento teriam restrições. A preocupação em haver duas categorias em uma levou Toyota, Red Bull e Toro Rosso a se posicionarem visceralmente contra a regra, ameaçando tirarem seus times. A McLaren esta digamos “em cima do muro”, deve ser devido as brigas com a Federação. A única equipe a se manifestar a “favor”, ou melhor conformada é a Williams. "Nós corremos. Que mais podemos fazer?", disse Frank Williams.

Nenhum comentário: