11.7.10

Um bom trabalho para um segundo piloto

Webber fez uma boa largada e conseguiu assumir a liderança. Vettel, em disputa ainda na primeira curva, escapuliu para a área de escape e furou o pneu traseiro direito e perdeu estabilidade de seu carro, saindo da pista nas curvas seguintes. Ainda na primeira volta, Hamilton passou a pressionar, e muito, o australiano da Red Bull.

Kubica que também fez uma ótima largada, partindo de 6º para 3º acompanhava. Fernando Alonso, por sua vez, largou mau e caiu de 3º pra 5º. Felipe Massa, da Ferrari, seguiu o seu companheiro e partindo de 7º no grid, foi atingido pelo companheiro espanhol e teve o pneu traseiro direito furado. Por isso, teve de entrar nos boxes para a troca do composto, assim como Vettel.

Rubens Barrichello ganhou duas importantes posições, pulando de 8º para 6º. Ao fim da primeira volta, os 10 primeiros colocados eram os seguintes: Webber, Hamilton, Kubica, Rosberg, Alonso, Barrichello, Schumacher, Button, Kobayashi e Sutil.

Tanto Webber quanto Hamilton imprimiam um ritmo inicial forte, sendo mais de 1s mais veloz que os adversários que apareciam a partir da 3ª colocação e estava segurados por uma Renault lenta de Robert Kubica. Atrás dele, formava uma pequena fila, que contava com Rosberg, Alonso, Barrichello e Schumacher.

E lá na frente, Webber seguia fazendo volta mais rápida seguida de volta mais rápida. No bolo formado pelo ritmo mais lento de Kubica na 3ª posição, já se encontravam, além do polonês, Rosberg, Alonso, Barrichello, Schumacher, Button e Kobayashi.

Na 10ª volta, enquanto o líder fazia, mais uma vez, a melhor volta da prova, o brasileiro Lucas Di Grassi (Virgin), que vem em uma boa fase na Fórmula 1, combatendo fortemente o seu companheiro Timo Glock, encostou nos boxes com problemas hidráulico no seu carro.

Dos primeiros, o primeiro a fazer um pit stop foi o alemão Michael Schumacher, da Mercedes GP, na 11ª passagem. Pelo mesmo caminho foram, na volta seguinte, Alonso, Barrichello e Kobayashi. Enquanto isso, os dois primeiros alternavam melhores voltas, com Webber pouco à frente de Hamilton.

Para o alívio de Rosberg e dos demais que acompanham-no de perto, no 13º volta foi o momento da primeira parada de Kubica e assim o pelotão pode andar livremente. Prova disso foi que, na volta seguinte, foi de Rosberg a melhor volta da prova.

A felicidade de Nico, porém, não durou muito, já que ele realizou o seu primeiro pit stop na 15ª volta, assim como Adrian Sutil, Vitaly Petrov, Rubens Barrichello, Kobayashi e Alonso . Hamilton fez a sua parada na volta seguinte, da mesma maneira que Sebastian Buemi, que já se encontrava entre os 10 melhores colocados.

Na volta, Alonso e Kubica travaram uma bela disputa na 17ª volta, com o espanhol levando a melhor. Em uam ultrapassagem cumum de corrida o polonês fechou a porta do espanol e mesmo foi para grama e mesmo assim conseguiu a ultrapassagem em uma belíssima manobra. Ao mesmo tempo, Webber realizou a sua parada nos pits, retornando na liderança, com Hamilton em 2º e Button, que ainda não havia feito a sua parada, em 3º.

Na 19ª volta, Kubica apresentou problemas e o polonês foi obrigado a abandonar. Conseguiu chegar até os boxes e foi direto para a garagem com problemas hidráulicos.

Na 21ª volta, Button, finalmente, realizou a sua primeira parada nos boxes. Considerando a largada na 14ª posição, o inglês já tinha evoluído bem em sua prova, retornando do pit stop em 6º.

Na 26ª volta, surgiu a informação de que Alonso teria de pagar um drive-through de punição por ter cortado uma curva no momento em que ultrapassou Kubica, na 17ª passagem. Curioso, já que o espanhol não tinha por onde passar e, por isso, teve de colocar parte de seu carro na grama. Pior para o espanhol, que precisou passar pelos boxes para cumprir a penalização. E para completar na volta seguinte foi informado a entrada do Safety Car, paralisando a prova para que fossem retiradas algumas peças do aerofólio traseiro de De la Rosa que estavam caídas na pista. Aproveitando o carro de segurança, Alguersuari e Liuzzi, únicos que ainda não haviam entrado nos boxes, realizaram as suas paradas. E como punições como o drive-through são proibidas de serem cumpridas quando o safety – car esta na pista o espanhol se viu obrigado a cumprir logo que o mesmo saísse da pista, no exato momento que todos os carros estão juntos e sem diferenças para eles, com isso foi obrigado a se ver na ultima posição da corrida. E os fim da sua corrida também.

A relargada foi autorizada na 30ª volta, com Webber pulando na 1ª posição e Hamilton andando bem próximo. No mesmo momento em que a corrida voltou à sua normalidade, Alonso entrou nos boxes para cumprir o seu drive-through, retornando apenas em 16º, atrás, inclusive, de Massa. O pagamento da punição foi observado atentamente por Nigel Mansell, um dos comissários da prova.

Aos poucos, Vettel, que foi prejudicado por um furo de pneu ainda na primeira volta, foi galgando posições. Quando abriu a 40ª volta, o alemão já estava na 8ª colocação, após fazer belas ultrapassagens sobre Hülkenberg e Schumacher. Na parte final da prova, Massa perdeu o controle de seu carro e rodou, parando na linha dos boxes e assim acabou pegando a sua equipe desprevenida para realizar a troca de seus pneus, oque fez ele perder um pouco de tempo.

Mesmo com uma situação bem difícil e restando apenas cinco voltas para o fim, Alonso continuou sendo combatente e pressionando os seus adversários. O trabalho do bicampeão, porém, foi dificultado pelos poucos pontos de ultrapassagem que o circuito inglês oferece. E as chances do espanhol acabaram quando o seu carro teve o pneu traseiro esquerdo furado em um toque com Liuzzi que já havia o ultrapassado, obrigando o competidor a realizar um pit stop a duas voltas do fim. Ao menos, na volta, fez a melhor volta da prova, no última volta, com 1min30s874.

Após 52 voltas, Webber cruzou a linha de chegada em 1º, seguido por Hamilton. Rosberg ficou em 3º, com o atual campeão Button ficou com a 4ª colocação. O brasileiro Rubens Barrichello mais uma vez superou as expectativas e terminou em 5º.

O curioso foi a comunicação de Webber com a equipe após a confirmação da vitória. O australiano falou “nada mal para um segundo piloto, não?”. Logicamente, ironizando o incoveniente do dia anterior onde após a quebra da asa dianteira de Vettel e na ausência de uma peça igual foi retirada do acrro de Webber que ganhou a peça sem evolução trazida às pressa. A desculpa da equipe é que Vettel era o piloto na frente do campeonato. Era ate o fim dessa corrida.

Confira o resultado final do GP da Inglaterra da Fórmula 1:

1. Mark Webber (Red Bull) 1h24min38s200
2. Lewis Hamilton (McLaren) + 1s360
3. Nico Rosberg (Mercedes) + 21s307
4. Jenson Button (McLaren) + 21s986
5. Rubens Barrichello (Williams) + 31s456
6. Kamui Kobayashi (Sauber) + 32s171
7. Sebastian Vettel (Red Bull) + 36s734
8. Adrian Sutil (Force India) + 40s932
9. Michael Schumacher (Mercedes) + 41s599
10. Nico Hülkenberg (Williams) + 42s012
11. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 42s459
12. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 47s627
13. Vitaly Petrov (Renault) + 59s374
14. Fernando Alonso (Ferrari) + 1min02s385
15. Felipe Massa (Ferrari) + 1min07s489
16. Jarno Trulli (Lotus) + 1 volta
17. Heikki Kövalainen (Lotus) + 1 volta
18. Timo Glock (Virgin) + 1 volta
19. Karun Chandhok (HRT) + 2 voltas
20. Sakon Yamamoto (HRT) + 2 voltas

Não completaram:

Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
Pedro de la Rosa (Sauber)
Robert Kubica (Renault)
Lucas di Grassi (Virgin)

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