13.7.10

Ferrari foi avisada antes da punicao a Alonso

A Ferrari foi avisada três vezes de que Fernando Alonso deveria devolver a posição a Roberto Kubica após a ultrapassagem do espanhol por fora da pista no GP da Inglaterra, de acordo com Charlie Whiting, diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O espanhol acabou punido com um drive through nove voltas depois, mesmo após o abandono do polonês, e a equipe italiana achou a pena muito dura. O incidente acabou com a possibilidade de um bom resultado para o bicampeão, que caiu para o 14º lugar.

- Falamos três vezes para a Ferrari que minha opinião era a de devolver a posição a Kubica. E foi imediatamente, logo após a ultrapassagem. Pelo rádio, sugeri que eles trocassem de posição de novo, para que os comissários não intervissem. Mas eles não fizeram e responderam que Kubica estava muito atrás para deixá-lo recuperar o posto. Não é verdade que a punição demorou. Para nós, os fatos estavam claros. Alonso obteve vantagem por cortar caminho - diz Whiting, em entrevista à revista italiana "Autosprint".

Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, disse que a equipe não pediu a Alonso para deixar Kubica passar porque não achava que o espanhol levou vantagem.

- Ele tentou ser agrressivo na ultrapassagem e nós reclamamos da falta de agressividade e ultrapassagens. Achamos normal no momento e falamos no rádio com a direção de prova, o que é normal. No momento que eles mandaram devolver a posição, ficou claro que Robert já tinha perdido muito tempo. Ele teve problemas e abandonou..

Nenhum comentário: