14.7.10

Entrevista: Ron Dennis & Bernie Ecclestone,

Em conversa - Bernie Ecclestone e Ron Dennis Um deles é o maestro que trocou a modernização de gestão de uma equipe para gerenciar corridas de Fórmula Um . O outro levou a McLaren a 162 vitórias, oito campeonatos de construtores e 12 títulos driver. Ambos têm sido luminárias paddock da F1 por décadas e não seria o que é hoje se não fosse por eles. De aliados aos combatentes e de uma rivalidade saudável para uma amizade firme, Formula One Group CEO Bernie Ecclestone eo presidente executivo do Grupo McLaren Automotive e da McLaren, Ron Dennis tem muitas histórias para contar. Eles compartilham alguns nesta entrevista candid ...

Q : Bernie , Ron , você é a Fórmula lendas e nos conhecemos há muito tempo . Você consegue se lembrar do dia - no escuro e distante passado - quando se encontraram pela primeira vez?
Ron Dennis : Eu estava trabalhando para Cooper na Fórmula dois no final da década de 1960 . Eu vi Bernie jogar um jogo de tabuleiro com o nosso motorista Jochen Rindt , no calor de uma semana corrida!
Bernie Ecclestone : Jeepers ! Nada mudou desde então ... Eu ainda jogo de hoje.

Q : Ron , você sempre pensa em Bernie como um ídolo , um herói da sua juventude?
RD : Não. Como ele poderia ser? Ele só tinha uma coisa em sua mente, que era fazer dinheiro. Meus heróis eram condutores . De certa forma eles eram gladiadores para mim e, infelizmente, muitos perderam a vida naqueles dias. Para citar uma , seria Jim Clark. Ele foi um verdadeiro herói para mim. Eu vi ele em um evento em Goodwood. Ele competiu em três categorias em um dia - e estava sempre no limite. Ele era especial - a sua aura, seu talento, sua maneira de dirigir.
BE: Muito verdadeiro.

Q : Ron , você nunca quer que a corrida mesmo?
RD : Nunca. Eu percebi muito rapidamente que era um hábito perigoso .

Q: Vamos voltar para Jochen Rindt . Em setembro será o 40 º aniversário de seu acidente fatal em Monza . O que você lembra dele?
RD : Uma vez eu nunca vou esquecer foi no Grande Prêmio da Alemanha - Estou descobrindo em 1967 - no Nurburgring. Nós tínhamos criado o carro no grid e tempo foi passando rapidamente. Havia apenas alguns minutos para o início - e que estava faltando? Nosso Jochen driver. Fui enviado para buscá-lo. Eu me lembro que quando Jochen tinha um passaporte austríaco, ele era um nativo alemão. Descobri -o na parte de trás da garagem, um cigarro no canto direito da boca , e ele não mostrou nenhuma intenção de mudar-se para o grid. Com frieza incrível , ele disse: ' Eles podem fazer muitas coisas, mas uma coisa eles não vão fazer é iniciar o Grande Prêmio da Alemanha sem mim ! " um pouco arrogante , mas de uma forma impressionante também.
BE: Sim, aqueles eram dias turbulentos . Hoje temos tudo programado para a segunda divisão . É um processo completamente diferente. Naqueles dias, a corrida começou , quando todo mundo estava pronto. No México, uma vez iniciado duas horas de atraso ...
RD : Lembro-me disso. Os motoristas não queria iniciar porque os fãs estavam sentados e em pé muito próximo da pista . Quero dizer que eles estavam nas esquinas , na frente dos obstáculos . Mas quando eles começaram a jogar garrafas de todos nós sentimos que era provavelmente melhor para começar ... Então na verdade a organização de hoje difere muito - graças ao Bernie !
BE: Come fora dela - o meu organismo começa depois da corrida , quando eu recolher o saco de dinheiro!

Q : Alguém já sido relutantes em pagar?
BE: Tivemos pequenos problemas em Espanha por um tempo. Bang foi o dinheiro uma vez. No final, temos de volta.

Q : Será que você realmente levar o dinheiro fora em um saco ? Estamos aqui a falar de milhões de pessoas, certo?
RD : Claro que sim! Por exemplo, após o Grand Prix E.U. em Watkins Glen , Bernie foi ao banco local na manhã de segunda-feira para embolsar a grana. No México, ele atravessou toda a cidade com o saco de dinheiro e depositada no cofre do hotel . É inacreditável hoje em dia. Hoje tudo é totalmente diferente. É simplesmente um tempo diferente. Nem melhor , nem pior - apenas diferente.
BE: Lembre-se de Mônaco? As equipes tiveram sua garagem em um parque de estacionamento mofo ...
RD : Ah, sim, e os mecânicos tiveram que conduzir os carros descem a colina até os boxes ...
BE: As equipes que não existia naqueles dias não têm idéia de como era naquela época. Eles não têm idéia de como bom que eles têm agora.

Q : Ron , o quão difícil foi há dois anos, para deixar as corridas de Fórmula Um?
RD : Não é difícil. Eu dirigi a apresentação F1 na fábrica naquela manhã e no caminho eu cheguei à conclusão de que agora seria o momento perfeito para sair. Foi muito espontâneo e eu surpreendido toda a equipe. Eu queria ser capaz de se concentrar totalmente na construção de nossos carros desportivos. Isso me dá satisfação imensa , e eu queria dedicar mais tempo à minha vida privada . Isso foi possível porque eu sabia que Martin Whitmarsh , com quem tenho trabalhado juntos durante 21 anos, seria o sucessor perfeito para mim na Fórmula equipe. Ficou claro que ele daria Bernie mesmo tempo duro como eu fiz.

Q : O que você quer dizer que foram os seus maiores sucessos de Fórmula Um ?
RD : Vamos responder a essa questão a partir da perspectiva do outro. Bernie Ecclestone tinha duas vidas de negócios. Como chefe da equipe , havia apenas uma coisa em sua mente - para vencer. Ele era um piloto real então. Quando ele encerrar sua carreira de equipe para se concentrar no negócio de Fórmula Um, ele ainda queria nada mais do que ganhar - ele queria ganhar em fazer mais dinheiro. Mais do que ninguém ! Foi o seu substituto para a acção na pista. Continuo a achar estranho que ele vendeu parte de seus negócios , sem nunca abrir mão do controle . Quando você pensa em como é difícil vender o seu carro, mas ainda mantém a chave de ignição . Foi brilhante .

Q : Mas Ron, você não fez algo semelhante quando vendeu parte da McLaren para a Mercedes? Você também nunca abriu mão do controle e sempre tinha a última palavra ...
RD : Não é bem a mesma coisa. Mercedes investiu na empresa e tinha apenas um objetivo - vencer. Isso significa que se a McLaren venceu , Mercedes ganhou bem .
BE: O que sempre me impressionou com Ron era que ele estava duro, mas justo . Você pode confiar em sua palavra. Você não precisa assinar contratos.

Q : E o Ron descobriu Lewis Hamilton , a quem descreveu um tempo atrás, como um "verdadeiro dom " para a Fórmula Um ...
BE: Lewis Hamilton descoberto? Eu acho que ele foi apenas sorte.
RD : Foi uma sorte muito longe de ser. Fazia parte do nosso sistema. Durante muito tempo, temos apoiado os jovens talentos na McLaren e Lewis foi um deles. No momento em que apoiamos um piloto de kart jovens com talento inacreditável. Ele é desconhecido até o momento , mas ele vai fazer o seu caminho até como Lewis fez. Bernie e eu temos uma coisa em comum - nós queremos sempre o melhor para as nossas empresas - e deixamos uma parte de nossa vida privada por ele.

Q : Ron , alguns dos maiores nomes da história da Fórmula ter levado para você, incluindo Ayrton Senna, Alain Prost , Niki Lauda , Mika Hakkinen , Lewis Hamilton e Fernando Alonso . Como você lidou com eles, especialmente porque muitos eram companheiros de equipe em algum momento?
RD : Isso depende das circunstâncias. Todos eles tinham personagens muito diferentes e isso é um fator que torna muito difícil fazer qualquer julgamento . Quando eu comecei como dono de equipe que eu era mais jovem que o meu motorista , Graham Hill , então ele me mostrou as cordas. Com Lauda, Senna e Prost tinha uma espécie de relação de camaradagem - foi novamente relacionado idade . Com Hamilton e Alonso foi mais um empate paternal. Prost e Senna eram completamente diferentes em suas origens e caráter. Eles entreolharam desconfiado e não confiam uns nos outros . Eu deixei a rivalidade faixa acontecer.

Q: Qual era o problema entre Hamilton e Alonso ?
RD : Foi muito simples - Alonso não espera Hamilton ser tão competitivos em seu primeiro ano . Ele me disse no início que era minha decisão de assinar um novato como Hamilton, mas que poderia me custar o campeonato de construtores . Fernando estava calculando tudo, mas não que Lewis poderia desafiá-lo. Isso o afetou de forma maciça.

Q: O que você acha da rivalidade driver da Red Bull , que culminou em sua queda em Istambul?
RD : Só que cada promotor , incluindo a Red Bull, deve estar feliz com isso. Durante semanas, eles foram na mídia. Obviamente, nada melhor do que vende " más notícias ". Estou certo Bernie ?
BE: Claro que sim!
fonte: formula1.com

Nenhum comentário: