30.7.10

A historia do ridiculo... com as devidas explicacoes

Felipe Massa custou a abrir passagem para o espanhol Fernando Alonso durante o GP da Alemanha em Hockenheim, revelou a revista alemã “Auto Motor und Sport” nesta sexta-feira (30). Segundo a reportagem, a Ferrari interpelou o brasileiro por três vezes ao pedir para ceder a liderança ao seu companheiro de equipe, mas foi ignorada nas duas primeiras. A polêmica continua efervescente na F1, que verá a disputa de sua 12ª prova da temporada no próximo domingo em Hungaroring.

Alonso reclamou do ritmo de Massa na pista e o brasileiro liderava com o asturiano próximo. Considerou a situação "ridícula" pelo rádio da equipe. A Ferrari respondeu que não poderia fazer nada quanto ao assunto. O bicampeão mundial, então, tirou o pé, deixando o companheiro de equipe abrir quase 4s de vantagem.

Ao ser interpelado por seu engenheiro, Andrea Stella, preocupado com a distância, Alonso minimizou: "Sem problemas, vou me aproximar". Em cinco voltas, o espanhol voltou a aparecer próximo de Massa. Então, o chefe da escuderia, Stefano Domenicali, tomou a decisão de enviar ordem para o brasileiro dar passagem — por código —, deixando a vitória tranquila para o companheiro de equipe.

Foi só na terceira tentativa que Felipe resolveu ceder. "Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?", disse Rob Smedley, engenheiro do brasileiro, pelo rádio. Após a passagem de Alonso, outra mensagem foi enviada: "Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe". Por conta disso, a Ferrari foi multada em US$ 100 mil (R$ 176,3 mil) pela FIA.

Pelo regulamento, a entidade que comanda a F1 proíbe o jogo de equipe. O caso foi encaminhado ao Conselho Mundial, que julgará o caso e divulgará seu parecer em 10 de setembro em Paris, no mesmo período do fim de semana do GP da Itália. Ainda segundo a publicação, Alonso é tão influente na Ferrari quanto o heptacampeão mundial Michael Schumacher costumava ser, com Massa perdendo grande espaço.

Nenhum comentário: