18.10.09

É Button

Alguém acreditou? Bom sempre tem alguém... As chances eram mínimas, somente um milagre poderia fazer com que Rubinho leva-se a decisão para o próximo GP. E so um grande milagre levaria Rubinho ao titulo. Porem o dilúvio de ontem e a pole fez com que o sonho existisse por mais tempo. Ate a tarde de hoje quando mais um inglês foi campeão “em cima” de um brasileiro. Na verdade se no automobilismo existisse pais contra pais como existem nas outras modalidades esportivas. Assim Interlagos viu mais um campeão.

A corrida pode ser dividida em duas partes: uma tumultuada e a outra calma ( digna de dar sono!!!)

O GP foi vencido pelo australiano Mark Webber (Red Bull),que fez um “corrediço” , com Robert Kubica (BMW Sauber) e Lewis Hamilton (McLaren) em 2º e 3º respectivamente. Button ficou em 5º, suficiente para garantir o título frente ao 8º posto de Barrichello, que teve um pneu furado a10 voltas do final, e a 4ª posição de Sebastian Vettel.

Na primeira volta Vettel tocou Heikki Kovalainen logo na saída do S e Giancarlo Fisichella foi passear na área de escape e grama para não tocar os dois. Um pouco mais a frente,ana reta oposta, foi a vez da Ferrari de Kimi Räikkönen que encontrou Webber pela frente e perdeu a asa dianteira.

Um pouco mais a frente, na Descida do Lago, Jarno Trulli tentou superar Adrian Sutil por fora,este fechou apporta para o italiano e jogou Jarno par fora da pista. E com isso Trulli acabou perdendo o controle e atingindo o alemão, tirando os dois da corrida. Sutil ainda voltou para a pista e acertando a Renault de Fernando Alonso como um cometa desgovernado. Depois da saída dos três o clima foi “aminado” por impurroes e gritos de Jarno e Adrian em quanto um Fernando apenas assistia a tudo ao longe.

O Safety Car foi acionado. Porem uma cena bisara e igual a de Cingapura do anos passado, somente com efeitos diferentes, ainda estava para acontecer. Kövalainen foi aos boxes para trocar o bico juntamente com seu compatriota Kimi. NA saída de Kova dos boxes os mecânicos não desprenderam a mangueira do carros e o finlandês saiu com mangueira e tudo, espalhando combustível pelo pit lane, Räikkönen estava logo atrás e, quando o líquido encontrou as partes quentes da Ferrari, assustou todo mundo com uma rajada de fogo. Felizmente, não passou do susto e os dois pilotos continuaram na prova sem problemas.

Com todos esses contratempos o destino de Jeson parecia estar mundando e na relargada Button já havia pulado de 14ª posição para 9ª. A partir daí Jeson adotou uma política agressiva de ultrapassagens. Conseguiu passar Romain Grosjean e Kazuki Nakajima sem problemas, mas ficou atrás do estreante Kamui Kobayashi, que fez um ótimo trabalho segurando o inglês até a 24ª volta, quando, depois de muita reclamação, acabou cedendo no S do Senna.

Na 24ª volta foi avez de Ruibinho ir aos boxes e não conseguir voltar a frente de Webber e Kubica e assim caindo para a 3ª posição, bastante pressionado por Hamilton. Já Vettel e Button optaram por uma estratégia de largarem muito pesados e com isso demoraram a parar nos boxes. O inglês ganhou, passou Vettel na 29ª volta.

Na volta da segunda, feita a 15 voltas do fim, parada de Rubinho Hamilton conseguiu passar o brasileiro. Alem disso um caiu ainda mais quando precisou fazer uma parada extra graças a um furo no pneu, ficando com a 8ª posição. Vettel e Button subiram para a 4ª e 5ª respectivamente, à frente de Räikkönen e Sébastien Buemi, da Toro Rosso.
Parabens Jeson Button!!!

Confira o resultado final do GP do Brasil da Fórmula 1:

1. M. Webber (Red Bull) 1h32min23s081
2. R. Kubica (BMW Sauber) + 7s626
3. L.Hamilton (McLaren) + 18s944
4. S. Vettel (Red Bull) + 19s652
5. J. Button (Brawn) + 29s005
6. K. Raikkonen (Ferrari) + 33s340
7. S. Buemi (Toro Rosso) + 35s991
8. R. Barrichello (Brawn) + 45s454
9. H. Kovalainen (McLaren) + 48s499
10. K. Kobayashi (Toyota) + 1min03s324
11. G. Fisichella (Ferrari) + 1min10s665
12. V. Liuzzi (Force India) + 1min11s388
13. J. Grosjean (Renault) + 1 volta
14. J. Alguersuari (Toro Rosso) + 1 volta

Não completaram:
Nakajima (Williams) Rosberg (Williams) Heidfeld (BMW Sauber) Sutil (Force India) Trulli (Toyota) Alonso (Renault)

Nenhum comentário: