22.8.10

Piloto: preparação fisica, caso de vida ou morte

O que acontece com um piloto de fórmula-1 durante uma corrida? Quais são as exigências físicas a ele submetidos? O que ele precisa estar preparado para tolerar?

Uma pessoa parada pode sofrer tanto desgaste físico? E por que? Quantas as vezes nos não nos somos pegos perguntando o por que de tanto exercício físico para rapazes que aparentemente não estão sujeitos a nenhum esforço físico? É só que para muitos o conceito de que o exercício físico está associado somente a movimento. O que na realidade não corresponde a uma verdade absoluta. Talvez o melhor exemplo para ilustrar esta afirmação, seja exatamente o do piloto de corrida. Existe um tipo de solicitação física que é o chamado exercício isométrico. Esta é a situação na qual os músculos se contraem vigorosamente sem que haja o deslocamento de nenhum segmento corporal. É o que acontece, por exemplo, quando nós sustentamos algum objeto pesado nas pernas mais sem se mover, como dar o colo a uma criança grande já grande. È o mesmo esforço físico.

A situação do piloto de fórmula-1 dentro do “cockpit” do carro é tipicamente caso. Durante a corrida, o corpo do piloto é submetido à inúmeras situações nas quais se torna necessário contrair vários grupos musculares para manter a postura adequada. As acelerações e desacelerações bruscas e violentas, a enorme força centrífuga que tende a deslocar tudo o seu corpo, seus órgãos internos e principalmente a sua cabeça fazem com que o corpo, os seus músculos, sejam responsáveis por um grande esforço decorrente de manter o posicionamento adequado. Isso durante o tempo todo em cerca de 2 horas contínuas. Haja força para tolerar tudo isso.

Este tipo de esforço físico é muito desgastante pelo fato de que os músculos se intoxicam com os produtos da contração muscular, principalmente o ácido láctico, sem que haja um adequado fluxo sanguíneo para removê-los, pois lembre-se eles estão parados. Esta é a razão de muitas vezes termos observado o piloto sair do carro totalmente “travado” após uma corrida. Cãibras são comuns.

Além do desgaste físico, existe um tamanho “stress” como poucas situações são capazes de promover. Isto provoca uma enorme descarga de adrenalina, e que acompanha um grande aumento dos batimentos cardíacos. Como se sabe, o batimento cardíaco de um piloto de fórmula-1 chega perto de 180 por minuto durante uma prova. O aumento de pressão arterial pode causar um derrame ou um enfarto. Por sorte nunca tivemos esses “ acidentes” na categoria, por imagina se eles ocorrerem a 200 km/h numa curva, morte na certa!

Por essas razões, a preparação física de um piloto de fórmula-1 é tão importante. Os índices de aptidão física dos pilotos de elite, são hoje compatíveis com os dos atletas de mais alto grau de preparação físico. Afinal se um piloto que entrar em fadiga em plena corrida pode sofrer um acidente fatal! E morrer. Nesse casso o vicio em movimento dos rapazes é questao de vida ou morte.

Nenhum comentário: