2.8.10

FIA antecipa o julgamento da Ferrari em 2 dias

A FIA emitiu na tarde desta segunda-feira (2) um comunicado em que informa a antecipação do julgamento da Ferrari por suas ordens de equipe no GP da Alemanha. A reunião do Conselho, que aconteceria na cidade italiana de Como no dia 10 de setembro, foi antecipada em dois dias e vai acontecer na sede da entidade em Paris.

Já havia uma reunião marcada para Como no primeiro dia de treinos livres do GP da Itália. Mas o presidente da FIA, Jean Todt, preferiu que seria mais prudente não discutir o assunto da ordem de equipe neste encontro do Conselho Mundial, até porque os envolvidos — a equipe, Fernando Alonso e Felipe Massa — não poderiam estar presentes. Assim, 8 de setembro é a nova data para o julgamento.

"Em 25 de julho, por ocasião do GP da Alemanha, válido pelo Mundial 2010 da F1, os comissários da corrida, depois de ouvir as pessoas envolvidas, apontaram um infringimento da Ferrari no:

- artigo 39.1 do regulamento esportivo ('ordens de equipe que interferem no resultado de uma corrida são proibidas') e;

- artigo 151 c) do Código Esportivo Internacional ('qualquer uma das seguintes ofensas devem ser consideradas como uma quebra destas regras (...) por conduta fraudulenta ou ato prejudicial aos interesses de qualquer competição ou aos interesses do automobilismo em geral')", disse o início da nota, que lembra que os comissários aplicaram uma multa máxima de US$ 100 mil (R$ 176 mil, aproximadamente) à Ferrari.

O comunicado também enfatizou que o próprio Todt, "em conformidade com as novas regras de procedimento disciplinar adotadas por sua iniciativa em 11 de março de 2010, passou o caso ao corpo de jurados do Conselho Mundial". No entanto, o presidente não irá ao encontro.

Na volta 49 do GP da Alemanha, após seguidos pedidos da Ferrari, Massa deixou Alonso passar, abrindo mão da vitória em Hockenheim. A decisão de Massa veio diante do claro recado do engenheiro Rob Smedley, silabado, via rádio, de que "Fernando está mais rápido que você. Você confirma que entendeu a mensagem?".

Nenhum comentário: