29.8.10

Hamilton ganha mais uma

Ele não largou mal. Largou péssimo, num péssimo começo e perdeu seis posições, caindo para 7º. E Webber deve que ver Hamilton assumir a liderança, seguido por Kubica e Button. Rubens Barrichello, que partia de 7º, foi espremido na primeira curva e caiu para 9º. Ainda na primeira volta, o circuito de Spa mostrou a suas características e no chove e não chove começou a chover forte e vários pilotos perderam o controle na chicane final e se tocaram. O pior toque ficou por conta de Barrichello, que acertou a traseira do carro de Fernando Alonso e foi obrigado a abandonar o seu GP de número 300 com a frente de seu carro bem danificada.

A entrada do Safety Car troce segurança para a corrida. Apostando na continuidade da chuva alguns competidores conseguiram entrar nos pits e colocar pneus intermediários. Foi o caso de Alonso, que, após ser abalroado por Barrichello, pôde dirigir-se ao pit lane e realizar a troca.

A relargada foi dada na quarta volta, já sem chuva e com a pista secando a aposta se mostrou equivocada e fez com que duas a tres voltas depois os mesmos pilotos tivesse que retornar aos boxes para trocar mais uma vezes o seus pneus. Hamilton continuou na liderança, seguido por Button. Vettel pulou, logo na primeira curva, para a 3ª posição, superando Kubica numa bonita ultrapassagem seguidos por Webber na o 5º colocação.

No 11º volta, Nico Rosberg e Vitaly Petrov estavam brigando pela 9ª colocação, quando Rosberg saiu um pouco da pista e foi pressionado por Michael Schumacher, que conseguiu fazer a ultrapassagem. No fim da curva, porém, Nico tocou na traseira do heptacampeão e teve o seu bico quebrado.

Com as mudanças de posições causadas pelas confusões das primeiras voltas, a corrida ficou marcada, até a metade, foi muitas disputas em pista. Alonso destacava-se pela sua boa prova de recuperação. Vettel pressionava Button pela 2ª colocação, mas não conseguia fazer a ultrapassagem.

Na 17ª volta, Vettel pressionou Button no setor final da pista. Tentou colocar por dentro, o inglês fechou a porta, tentou por fora, perdeu o controle de seu carro e acertou o radiador do inglês que deve que parar imediatamente, além do bico do seu próprio carro. O alemão afoito retornou à pista apenas na 12ª posição. Na 20ª volta,recebeu uma punição pelo incidente com Button e teve de pagar um drive-through.


Melhor para Kubica, que, na manobra, assumiu a 2ª colocação, seguido por Mark Webber, Felipe Massa e Adrian Sutil, os cinco primeiros.

Dos primeiros, o primeiro a parar para fazer seu pit stop foi Sutil, na 22ª volta, exatamente na metade da corrida. Webber foi o próximo, na volta seguinte. Kubica e Massa entraram juntos suas paradas no 24º volta. O polonês, num bom trabalho da num bom trabalho da Renault, voltou à pista logo à frente de Webber, recebendo uma forte pressão do australiano. O líder Hamilton, por fim, entrou nos boxes na volta seguinte, retornando à pista em 1º.

O dia não era mesmo de Vettel. Na 27ª volta , o alemão tentava se recuperar na prova, mas teve o pneu traseiro esquerdo furado quando tentava ultrapassar o Liuzzi, ainda no primeiro trecho da pista, rodando praticamente todo o circuito com o carro avariado. Conseguiu chegar aos boxes para trocar o composto, mas retornou à pista apenas na 19ª posição.

Por volta do 30º giro, Hamilton iniciou uma sequência de melhores voltas. Com isso, conseguiu abrir uma vantagem tranquila em relação a Kubica. Na 32ª passagem, por exemplo, a diferença chegou a 12s9.

Quando a prova chegou à sua 34ª volta, a chuva voltou a cair. Foi o suficiente para alguns competidores, como Sébastien Vettel e Timo Glock, entrarem nos boxes para colocarem pneus intermediários. Como a maioria dos pilotos não quis arriscar trocar os compostos, deram uma volta com slicks. E quase na pista sabão que o lider Hamilton ficou na caixa de brita. E como a chuva não acalmou tão rapidamente, o pit lane ficou movimentado, com todo mundo realizando as suas trocas de pneus. Os quatro primeiros, porém, continuaram na pista por uma volta e tiveram muita dificuldade de chegar até os boxes. Depois de todo mundo realizar as suas paradas, os cinco primeiros eram os seguintes: Hamilton, Kubica, Webber, Massa e Sutil.

Quem se deu muito bem foi Michael Schumacher, que ainda não havia mudado de compostos e teria de fazer uma parada obrigatória para isso. Como o time colocou pneus intermediários em seu Mercedes GP, o alemão apareceu em 6º.

Nas voltas seguintes, a chuva apertou muito. Isso foi suficiente para Alonso perder o controle de seu Ferrari e bater, com o carro ficando atravessado no traçado. O espanol saiu correndo do seu carro e restando apenas cinco voltas para o fim, entrou na pista o Safety Car.

A relargada foi autorizada restando apenas três voltas para o fim. A maior disputa por posição, naquele momento, foi pela 6ª posição, entre Schumacher e Rosberg, com o alemão mais jovem levando a melhor na chicane Les Combes.

Confira o resultado do GP da Bélgica de Fórmula 1:

1. Lewis Hamilton (McLaren) 1h29min4s268
2. Mark Webber (Red Bull) +1s571
3. Robert Kubica (Renault) +3s493
4. Felipe Massa (Ferrari) +8s264
5. Adrian Sutil (Force India) +9s094
6. Nico Rosberg (Mercedes GP) +12s359
7. Michael Schumacher (Mercedes GP) +15s548
8. Kamui Kobayashi (Sauber) +16s678
9. Vitaly Petrov (Renault) +23s851
10. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) +29s457
11. Vitantonio Liuzzi (Force India) +34s831
12. Pedro de la Rosa (Sauber) +36s019
13. Sébastien Buemi (Toro Rosso) +39s895
14. Nico Hülkenberg (Williams) +1 volta
15. Sebastian Vettel (Red Bull) +1 volta
16. Heikki Kövalainen (Lotus) +1 volta
17. Lucas Di Grassi (Virgin) +1 volta
18. Timo Glock (Virgin) +1 volta
19. Jarno Trulli (Lotus) +1 volta
20. Sakon Yamamoto (Hispania) +2 voltas

Não completaram:

Fernando Alonso (Ferrari
Jenson Button (McLaren
Bruno Senna (Hispania)
Rubens Barrichello (Williams)

Volta mais rápida: Hamilton, com 1min49s068

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