4.7.09

"Bem vindo ao time"

DAYTONA - O piloto colombiano Juan Pablo Montoya afirmou neste sábado que entende "perfeitamente a frustração" do espanhol Fernando Alonso, da Renault, e do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, com a Fórmula 1 e lhes deu as boas-vindas ao "clube". "Digo a eles: bem-vindos ao clube. O que está acontecendo com os dois é muito triste", declarou Montoya antes de partir na 12ª posição da prova da Sprint Cup, a categoria máxima da Nascar, disputada no circuito oval de Daytona, nos Estados Unidos.
"No começo, você luta e fica feliz de correr na F-1. Fiz voltas rápidas, conquistei várias poles, ganhei corridas. O sonho perfeito", conta o colombiano, que pilotou os carros da Williams (2001-2004) e da McLaren (2005-2006).
Mas Montoya faz sua ressalva: "Depois de dois ou três anos, você aprende como tudo funciona nas escuderias, como se manipula. E concluí que se queria ganhar, teria que estar em algumas equipes, e isso não é tão fácil. É um pouco frustrante", sustentou.
Segundo o colombiano, durante sua passagem pela máxima categoria do automobilismo, ele "nunca teve chance" quando surgiram desacordos com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ou com a Ferrari. Lembrou de um incidente de corrida que teve no Grande Prêmio dos EUA de 2003 com um dos poucos amigos que fez na F-1, o piloto brasileiro Rubens Barrichello, atualmente na Brawn GP e à época na Ferrari.
"Pensei que tinha perdido minhas chances no campeonato após o incidente com Rubens em Indianápolis. Pensei que tinha me faltado paciência, embora tenha passado de forma limpa. Porém, a verdade é que, com a FIA e a Ferrari, o outro lado sempre perdia", disse Montoya.
Aos 33 anos, o colombiano conta que o desafio de disputar a Nascar em uma equipe que não está acostumada a ganhar foi um dos maiores desafios de sua carreira e acrescentou que, por isso, está mais motivado do que nunca. Pelo contrário, na F-1, tudo foi ficando "mais monótono", já que, segundo ele, era quase impossível ganhar se o carro não estivesse bem desde o início do campeonato.
"Na F-1, se o carro estava bem no começo do ano, você sabia que poderia disputar o título. Veja como estão as coisas lá agora. (O piloto inglês da Brawn GP) Jenson Button não aprendeu a correr agora. Hamilton, Alonso e (o brasileiro da Ferrari) Felipe Massa tampouco esqueceram de como fazê-lo", diz Montoya.
"Se o carro não anda bem desde o começo, você sabe que nada pode ser feito", explicou o colombiano ao comparar a máxima categoria do automobilismo com a Nascar, na qual "tudo pode mudar, são mais corridas e a pontuação é diferente".
Montoya cumpre seu terceiro ano na Nascar e considera que sua equipe, a Earnhardt Ganassi Racing, terá daqui a dois anos um carro que o permitirá chegar nas primeiras posições. Atualmente, o ex-piloto de Williams e McLaren é o 12.º colocado na classificação geral da Sprint Cup, o último posto que garante a passagem para a disputa final pelo título da temporada.
fonte: jornal estado de sao paulo

Nenhum comentário: