13.5.12

Dia do automóvel ?!?!


Uma curiosidade do dia 13 de maio. Hoje alem de ser o segundo domingo de maio, data que por tradição se comemora o dia das Mães no Brasil, hoje é também o dia oficial do “do Automóvel” (também conhecido como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem) É no Brasil temos um dia para isso!!! Portanto não esqueçam de dar parabéns para os seus carros  e comprar presentinhos( hehehehe) . E o mais bizaro disso tudo é que foi criado atravez de “decreto oficial” do governo federal... A data foi criada no ano de 1934, por Getúlio Vargas, que assinou o decreto 24.224.

E antes que alguém se pergunte o por que da data, tem três motivos :  

Uma das versões afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar que faz aniversário no dia.

Ou a hipótese é a abertura da primeira estrada pavimentado do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926. E ate hoje opera como facha de rodagem para subidas de veículos e carretas (onde apenas teria condições de circular os carros da época) 
Outra versão, mas louca é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro. O modelo da Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
É se você esqueceu de “alguém” ainda da tempo de ir a garagem....

Nenhum comentário: