27.6.10

Vettel ganha mais uma em uma corrida chata

Corrida chata. Não choveu, não teve nenhum frizz de pneus, não teve arreia, nada em conseqüência corrida chata e muito chata. Sem ultrapassagens e com safity-car na hora errada que em vez de ajudar fez ainda isolar ainda mais os lideres, fazendo com que Sebastian Vettel que manteve a ponta na largada tomasse a ponta somado a um Lewis Hamilton, que foi beneficiado com a punição tardia por ultrapassar o safety –car e assim fazer a sua passagem pelo boxes em hora mais conveniente.

Mark Webber perdeu várias posições na largada. Lewis Hamilton pulou para 2º, seguido pelas duas Ferraris, de Fernando Alonso e de Felipe Massa, respectivamente, que largaram muito bem. O australiano da Red Bull caiu para 5º ainda nas primeiras curvas. Rubens Barrichello, da Williams que também fez uma boa largada e superou o companheiro de equipe Nico Hülkenberg, assumindo a 8ª colocação.

E os problemas de Webber seguiram após as primeiras curvas. Ao término da primeira volta já estava em 9º. Assim como ele, Vitaly Petrov, da Renault, foi outro que não teve um bom início de corrida, caindo de 10º para 15º. O novato russo ainda esta levando uma surra do seu companheiro.

Ai foi só assistir lá na frente, Vettel liderar acompanhado por Lewis com uma consideravelmente confortável para o 2º colocado, Alonso ocupava o 3º posto, seguido por Massa e Robert Kubica, fechando os cinco primeiros da prova ao fim da segunda volta.

Depois das dificuldades das primeiras voltas, Webber foi o primeiro a fazer a sua parada nos boxes, na sétima passagem. A equipe realizou a troca dos pneus de seu carro, substituindo o composto mais macio pelo mais duro. Ao mesmo tempo, Vettel e Alonso brigavam, incessantemente, para ver quem fazia a melhor volta. Na 8ª volta foi a vez de Nico Rosberg, que também sofreu no início, que ocupava a oitava posição e perdendo várias posições, realizar o seu pit stop. Mostrando que hoje não era dia do carro da Mercedes que deixou a desejar muito a seus pilotos.

Ai chegou a 9ª volta, Webber bateu na traseira do carro de Heikki Kövalainen e levantou vôo simplesmente. Webber vinha para ultrapassar Kova, que estava muito mais lento que o carro da Red Bull porem estava legalmente na frente, quando bateu roda dianteira com roda traseira e ai foi so ver os pássaros de perto. Por sorte o australiano não sofreu nenhum ferimento ( so estava enjoado e tonto depois de chegar no paddock). Os carros das equipes novatas são muitos mais lentos mas estão na corrida e todo cuidado e pouco, e nenhum piloto que esta defendendo a posição, por mais lento que seja, tem a obrigação de deixar passar uma carro mais rápido. Quando algem acha que tem corre o serio risco de o carro cair de ponta cabeça e, na seqüência, voltou à posição normal, com o Red Bull do australiano ainda atingindo violentamente a barreira de proteção e ficando totalmente destruído. O competidor da Lotus também nada sofreu. Naquele momento da prova, a organização autorizou a entrada do Safety Car para a retirada das peças caídas pela pista.

Os pilotos do pelotão intermediário aproveitaram a presença do carro de segurança para realizarem os seus pit stops. Pouco a pouco, os outros competidores também realizaram as suas paradas. A Ferrari mandou os seus pilotos entrarem na hora errada e assim com mais um erro acabou a sua corrida. A Mercedes foi outra, fez Schumy entrar bem na hora que o safity – car estava para passar com isso o alemão teve que parar e espera o pelotão todo passar. Vettel e Hamilton conseguiram passar o Safety-car ( um legal outro ilegalmente) e assim a corrida ficou dividida em duas.

Na 12ª volta, os 10 primeiros eram os seguintes: Vettel, Hamilton, Kobayashi, Button, Barrichello, Kubica, Buemi, Sutil, Hülkenberg e Alonso. Destes, apenas o japonês da BMW Sauber não havia realizado o seu primeiro pit stop. Com as movimentações de paradas nos boxes, Massa perdeu bastante tempo esperando o trabalho no carro de Alonso e caiu para a 17ª posição, tendo a sua corrida bastante prejudicada.

A relargada foi autorizada na 15ª volta. Quando as luzes ficaram verdes, Vettel quase fez uma lambança tentando ganhar o máximo de tempo possível e quase rodou. Travou os pneus de seu carro na última curva e segurou no braço, conseguindo manter a liderança, já que Hamilton, evitando um toque, tirou o pé.

Com Kobayashi 3ª colocação e segurando o pelotão, Vettel e Hamilton puderam abrir uma boa vantagem, sendo mais de 1s por volta mais rápidos do que os competidores que apareciam nas posições seguintes. Ai foi só dormir. Acabou a corrida.

Na somente na 24ª volta, surgiu a informação de que Hamilton teria de pagar um drive-through (passagem pelos boxes, como punição) por ter ultrapassado o Safety Car quando o carro de segurança havia entrado na pista. Dessa forma, Vettel conseguiu ficar bem mais aliviado em relação à sua liderança.

O inglês da McLaren entrou nos boxes na 27ª volta para cumprir a penalização por ter ultrapassado o Safety Car. A sua situação na corrida, porém, não foi tão prejudicada, já que com a longa vantagem acumulada fez com que ele conseguisse voltar à pista à frente de Kamui Kobayashi, que ocupava a 3ª posição. Na frente do pelotão.

Na volta 37, houve um toque envolvendo Timo Glock e Bruno Senna. O brasileiro perdeu uma parte da asa dianteira, enquanto o alemão da Virgin sofreu um furo no pneu de seu carro e teve de se encaminhar aos boxes para a troca do composto. Senna também realizou um pit stop para a troca do bico de seu bólido.

Na 44ª volta, surgiu uma informação no mínimo curiosa: Button, Barrichello, Hülkenberg, De la Rosa, Petrov, Sutil, Liuzzi, Kubica, Glock e Alguersuari foram investigados por ter supostamente infringindo os regulamentos do Safety Car. A regra diz que os pilotos não podem ganhar tempo com o Safety-car na pista. Depois da corrida eles forram punidos com míseros 5s de acréscimos no seu tempo final da corrida.

No final da corrida Kobayashi fez o seu pit stop obrigatório. O japonês passou praticamente a corrida toda com o mesmo jogo de pneus, realizando a sua parada apenas na 53ª volta (de 57), quando ainda ocupava a 3ª posição. Ele retornou à pista na 9ª colocação, exatamente atrás de Alonso. E com a corda passou o espanhol e Buemi que estavam a sua frente.

Ao fim das 57 voltas, Vettel cruzou na 1ª colocação, seguido pelos dois carros da McLaren, com Hamilton em 2º e Button em 3º. Em uma corrida chata e atrapalhada por um safity-car.

Confira o resultado final da prova de Valência:

1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1h40min29s571
2. Lewis Hamilton (McLaren) + 5s042
3. Jenson Button (McLaren) + 7s658
4. Rubens Barrichello (Williams) + 20s627
5. Robert Kubica (Renault) + 22s122
6. Adrian Sutil (Force India) + 25s168
7. Kamui Kobayashi (Sauber) + 30s965
8. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 31s299
9. Fernando Alonso (Ferrari) + 32s809
10. Pedro de la Rosa (Sauber) + 42s414
11. Vitaly Petrov (Renault) + 43s287
12. Nico Rosberg (Mercedes) + 44s382
13. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 45s890
14. Felipe Massa (Ferrari) + 46s621
15. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 48s239
16. Michael Schumacher (Mercedes) + 48s826
17. Lucas Di Grassi (Virgin) + 1 volta
18. Karun Chandhok (HRT) + 2 voltas
19. Timo Glock (Virgin) + 2 voltas
20. Bruno Senna (HRT) + 2 voltas
21. Janro Trulli (Lotus) + 4 voltas

Não completaram:

Nico Hülkenberg (Williams)
Heikki Kövalainen (Lotus)
Mark Webber (Red Bull)

Nenhum comentário: