3.11.09

O futuro da Toyota

O futuro da Toyota na F1 será conhecido no próximo domingo (8). Apesar de todas as declarações que garantem a equipe no ano que vem, a manutenção dos japoneses está atrelada à decisão da cúpula da montadora durante esta semana. A informação é do jornal "The Independent" e da revista "Auto Motor und Sport", que cogitam a retirada da equipe da categoria.A expectativa da publicação inglesa não é boa. Em sua edição desta terça-feira (3), afirma que "más notícias" devem ser esperadas pela comunidade do automobilismo.

O orçamento da Toyota para a próxima temporada é sempre decidido na reunião de fim de ano, sempre cercada de expectativas por conta de rumores de anos anteriores. Outra vez, a preocupação de especialistas é a de que sejam feitos anúncios em separado — com conteúdos diferentes — de equipe e montadora. "Montadoras e fabricantes de peças do Japão estão questionando o que ganham agora em gastar centenas de milhões de ienes na participação na F1", disse Tatsuya Mizuno, analista da Mizuno Credit Advisory, uma consultoria independente de economia.No fim do mês passado, a Toyota anunciou que as vendas de carros no mundo voltaram a cair: desta vez, a redução foi de 20% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. No início de 2009, a montadora anunciou seu primeiro prejuízo anual na história.

Uma possível saída da Toyota é esperada pelos novos investidores da Sauber, que não têm vaga na temporada 2010 e esperam a unanimidade das equipes já garantidas. A entrada do grupo Qadbak na F1 seria garantida pela retirada de um dos times atuais.A F1, portanto, corre risco de sofrer sua segunda perda em sete dias: na última segunda-feira (2), a Bridgestone anunciou que deixará a categoria no fim de 2010.

fonte:grande premio

Nenhum comentário: