1.11.09

Alegrias de uns tristeza de outros: Morre o Donington Park e Inglaterra luta para ficar na F1

Administração do circuito de Donington Park, que perdeu o direito de receber o GP da Inglaterra de 2010, recebeu uma péssima notícia neste domingo (1). O empresário Tom Wheatcroft, dono do autódromo desde os anos 1970, faleceu na Inglaterra aos 87 anos após um longo período doente. Ele havia vendido os direitos de administração da pista a Simon Gillett, que negociou — e, eventualmente, acabou perdendo — o GP inglês com Bernie Ecclestone.Nascido próximo a Donington em 1922, o inglês era dono de uma fortuna estimada de £ 120 milhões (cerca de R$ 338 mi) e pai de sete filhos. Ele comprou o terreno em que se situa o circuito de Donington Park em 1971 e reformou por conta própria o autódromo, conseguindo levar o GP da Inglaterra de MotoGP a ser disputado na pista. Além disso, também organizou o GP da Europa de 1993, palco da memorável vitória de Ayrton Senna debaixo de chuva.

Os proprietários de Silverstone estão fazendo o que podem para manter o GP da Inglaterra no calendário da F1. Quem assegura tais esforços é Damon Hill, presidente do Clube Britânico de Pilotos de Corrida (BRDC)."Está indo para frente, é tudo que posso dizer, disse o agora dirigente à agência de notícias "Reuters". "As coisas estão progredindo pouco a pouco, e espero que cheguemos a um ponto que não haja mais diferença e as duas partes possam se unir", emendou. Hill está envolvido nas negociações contratuais com Bernie Ecclestone pela recolocação do circuito no calendário de 2010.
O BRDC é o dono de Silverstone, que tinha perdido o posto de pista inglesa para Donington Park. Donington, que havia acertado um acordo de 17 anos, teve suas esperanças perdidas nesta semana, quando os administradores da pista declararam quebra de contrato por não levantar o dinheiro necessário para as melhorias que haviam prometido no circuito. Tal situação, aliada ao encerramento do prazo dado por Ecclestone para pagamento de uma parcela do acordo, colocou Silverstone em posição de negociar novamente.
O BRDC havia reclamado no passado contra os termos propostos por Ecclestone, em particular uma "cláusula de escalada" no contrato que previa o aumento anual nas taxas cobradas para realizar o evento.
Ecclestone havia deixado fora de consideração um acordo especial para Silverstone, já que ele tinha diversos circuitos desejando receber uma prova da F1, com instalações muito mais luxuosas.
Fonte: grande premio
E chatas como essa pista de Abu Dhabi. Era de esperar a pista é estreita e lenta. O mago nao foi feliz.

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