9.11.09

Libertade ainda que a tardinha...

Todos tem direito a livre expressão. O grande bacana da internet é justamente esse: a livre expressão. Quando um juiz, um deputado ou qualquer pessoa vem a publico dizer ou julgar a liberdade de expressão, seja ela para o bem ou para o mau, não deixa de ser uma forma de censura. Coisa dos tempos da ditadura, não da democracia que supostamente vivemos.

Por isso, me entristece de forma profunda quando vemos casos que limitam a forma de um individuo se expressar. Não é correto, e não me entendam mau, falar mau dos outros, degredar a imagens das pessoas, mas é uma conseqüência digamos natural, e infelizmente, de pessoas famosas. Um preço a ser pago. Na verdade pensando bem, de todos nos. Costumo dizer que tenho duas mães uma a minha mãezinha e outra mãe, que digamos, trabalha na zona e quando eu faço algo errado é ela que é chamada. Essa forma de pensar não me faz processar as pessoas tão facilmente.

E a minha mãezinha ensinou-me a escutar com dois ouvidos e falar com uma boca só. Por esse ensinamento, aprendi que ignorar é em muitos dos casos um excelente remédio. Por isso quando vejo alguma comunidade de Orkut, facebock, blog ou qualquer outra coisa dizendo que “odeia @#$%#^%#” olho, dou um risinho de apoio ou não e só. Não me cadastro. E se chegar a me cadastrar utilizo ela como forma de protesto, enviar abaixo assinados entre outros. Pois ate mesmo o ódio pode ser construtivo.

Outra praga que assola a net é os chamados “perfis falsos”. São uma praga. Cada vez tem mais Jeson Buttons, Fernando Alonsos, Ayrton Sennas e afins. Todos nos conhecemos uma meia dúzia de amigos que escreve com o nome de um famoso, usa a foto de um entre outras coisas. Porem todos nos sabemos quando se tratara de alguém verdadeiro ou um falso. Com pequenas evidencias são desmascarados. Tenho um exemplo disso muito recente: estava no Twinter quando vi um perfil de Fernando Alonso. Na primeira vista parecia autentico. Bom, tirando uns pequenos detalhes como: com certeza um piloto de formula 1 não utiliza de uma linguagem típica de quem mexe muito com internet e tem um espanhol típico da America latina. A praia dos caras é outra ....

E assim vai. Ou alguém já viu um Kimi Raikkonen que escreve um belo português? Ou um Michael Schumacher que so escreve em ingles? Ou ate mesmo um defunto que escreve? Esse é mais um motivo de achar processos contra meios da internet uma coisa um tanto desnecessária.
Escrevi esse artigo pois vê uma noticia que mais uma vez me assustou. Entendo o processo movido por Rubinho, não gostaria de ver a imagem de ninguém degradada de todas as formas na net., porem não concordo. A internet nasceu livre e vai morrer livre. E se tentarem censurá-la vão por exterminá-la.

*Quero deixar claro que me solidarizo com todos os que recebem perfis ofensivos

Nenhum comentário: