19.8.09

FIA divulga novo regulamento para 2010

A FIA publicou na tarde desta quarta-feira o novo regulamento esportivo para a temporada 2010 da F1 em conformidade também com o novo Pacto da Concórdia assinado entre a FIA, a FOM (Formula One Management) e as equipes no início deste mês.
As mudanças foram primeira grande mudança foi feita no treino classificatório. A federação máxima também confirmou que o atual formato de pontos segue sem alteração, contrariando a vontade de Bernie Ecclestone, que defendia o sistema de vitórias.
O treino classificatório passa para uma hora da sessão classificatória ainda será dividida em três segmentos onde, os oito pilotos mais lentos da primeira fase, que terá duração de 20 minutos, serão eliminados. Na segunda parte, de 15 minutos, mais oito competidores ficarão de fora, permitindo que os dez mais rápidos desta fase disputem a pole-position no Q3, que terá 10 minutos. Esta última será a parte decisiva do treino, e ficou estabelecido que os pilotos terão de realizar o treino com pouco combustível, porem foi confirmando a proibição do reabastecimento para próxima temporada.
Os outros pontos importantes dos dois documentos incluem a manutenção do atual sistema de pontos e a proibição dos testes durante o campeonato. O peso mínimo dos carros foi aumentado para 620 kg, principalmente por conta da utilização do KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética, em inglês), que continua opcional.O Kers ainda será usado em 2010, apesar do acordo feito com a Fota com a FIA que pedia o cancelamento.

Nenhum comentário: