22.1.11

Mai um na F3: o brasileiro Pipo Derani


A Fórmula 3 britânica é uma das principais portas de entrada para qualquer piloto que deseja chegar à Fórmula 1 - é a que mais revelou pilotos para ela. O brasileiro Pipo Derani, aos 17 anos, conseguiu nesta terça-feira garantir uma vaga nela: assinou com a equipe Double-R, que foi campeã da categoria em 2006 e já teve Bruno Senna em seus carros. Está garantido nas primeiras etapas, mas depende de patrocínios para disputar toda ela.
Em rápida ascensão (será seu terceiro ano em uma competição internacional), ele completou um ano na F3 alemã. "Tive ano difícil na Alemanha, deram privilégio ao meu companheiro, mas agora estou numa equipe que vai dar apoio, estou indo para ganhar, é um campeonato bem visto na Europa e entrada na F1", reforça.
Anthony Hieatt, proprietário da Double-R, elogia o novato. "Desde seu primeiro teste conosco em Pembrey, no mês de outubro, ele demonstrou ser ético, correto, e trabalhou muito bem". Sua contratação foi definida após o bom desempenho nos testes em Jerez de La Frontera e Valência (ambos na Espanha), em dezembro.
Derani, que não se incomoda com o fato de que irá competir com pilotos mais velhos - ele é, inclusive, o mais novo entre os brasileiros em atividade como piloto no exterior, atualmente. "Idade ajuda. É difícil com a pressão, quanto mais velho mais calmo você fica, tenho mais chance de errar, mas sei que na F3 se errar, como é muito visado, você pode se queimar".
Sua projeção de carreira é simples: "Fazer dois anos de F3, mais dois de GP2, se tudo correr certinho, e aí tentar a F1. Por enquanto sigo a carreira de piloto, se não der certo volto e faço uma faculdade", conta, confirmando que já terminou o 2.º grau.
A F3 tem os seguintes brasileiros campeões: Emerson Fittipaldi (1969), José Carlos Pace (1970), Nelson Piquet (1978), Chico Serra (1979), Ayrton Senna (1983), Mauricio Gugelmin (1985), Rubens Barrichello (1991), Gil de Ferran (1992), Mário Haberfeld (1998), Antônio Pizzonia (2000) e Nelsinho Piquet (2004).
fonte: estado de Sao Paulo

Nenhum comentário: