15.4.12

Vincitore, Gewinner, Winner, Ganador e Gagnant, Nico



Essas são palavras que Nico Rosberg poderá usar a partir deste domingo para falar sobre sua carreira na Fórmula 1. Por fim o filho de Keke troce uma vitória para a Mercedes e no GP da China, ele superou retrospecto de 111 corridas para se tornar vencedor pela primeira vez na categoria, algo que poderá comemorar nas cinco línguas em que é fluente. 
Os idiomas distintos que Rosberg sabe falar são na verdade reflexo de uma fusão de várias identidades nacionais do qual o mais recente vencedor sofre. Nico nasceu na Alemanha, local de nascimento de sua mãe, foi criado em Mônaco e é filho do ex-piloto Keke Rosberg, ex-campeão em 1982 que nasceu na Suécia e foi criado na Finlândia, e por isso tudo rodou o mundo desde a infância. E com isso, é fluente em italiano, alemão, inglês, espanhol e francês. 


Mesmo assim, o piloto competiu como finlandês nas categorias de base do automobilismo, apesar de não saber falar o idioma do país nórdico. Quando começou a se destacar, teve de escolher uma nacionalidade para si próprio. "Eu sentia que faltava algo, algo que, por exemplo, os pilotos brasileiros têm quando sobem ao pódio e comemoram suas vitórias segurando uma bandeira do Brasil", relatou o piloto em entrevista antiga, publicada pelo jornal Helsingin Sanomat em 2005. 


Assim, Nico Rosberg adquiriu interesses distintos, os quais pode aproveitar em suas viagens pelo mundo seguindo o circuito da Fórmula 1. O piloto se declara grande fã de xadrez e gamão, embora também goste de triatlo, combinado de esportes que pode ajudá-lo a manter a forma física para o automobilismo, e futebol. Nas horas vagas, se diverte cantando em karaokês. 

Fotografia é outro grande interesse do campeão do GP da China. Rosberg poderá guardar muitas imagens referentes à prova no circuito de Xangai, depois de um final de semana considerado "perfeito": conseguiu a primeira pole da carreira e, na sequência, a primeira vitória, aos 26 anos e depois de 111 corridas disputadas. O feito o livra do rótulo de eterna promessa e, aliado à possível evolução da Mercedes na temporada, pode credenciá-lo a cargo superior ao de coadjuvante no campeonato. Rosberg tem um futuro promissor no automobilismo. 

No passado, ele prometia destaque em outras áreas: foi um estudante aplicado no colegial, e suas boas notas o levaram a conseguir vaga em uma universidade de Londres. Se não tivesse decidido levar a carreira de piloto, teria estudado aerodinâmica, com grande possibilidade de trabalhar com algo relacionado ao automobilismo. 

 Em 2005, quando venceu o GP do Bahrein e conquistou o título da GP2, admitiu que foi estranho ouvir o hino alemão. Mais algumas vitórias e ele talvez se acostume. 

Esse é Nico.

Nenhum comentário: