20.4.12

Fernando Alonso usou o futebol para voltar a criticar a Fórmula 1


Defendendo a mesma tese do presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, o espanhol disse que a categoria está muito limitada - para efeito de comparação, ele disse que o cenário atual equivale a se no futebol resolvessem "tirar os craques do Real Madrid e do Barcelona" ou colocar um teto orçamentário para os dois clubes.
Em entrevista à rádio espanhola Cope, Alonso justificou o mau momento da Ferrari e afirmou que a F1 atual "está super limitada", com limite, por exemplo, "de horas de túnel de vento". Ainda que esse fator não tenha sido citado pelo corredor, os testes durante a temporada também estavam vetados até 2012, quando foram liberados três dias para atividades no circuito de Mugello, na Itália, entre 1º e 3 de março.
Na analogia do espanhol, caso tirassem "os craques do Real Madrid e do Barcelona" ou lhe impusessem um teto orçamentário, os times "começariam a sofrer com equipes médias e é isso o que acontece com a Ferrari e com a McLaren".
A Red Bull é a atual bicampeã mundial de pilotos e de construtores, mas neste ano vem sendo superada pela McLaren. O time inglês tem Lewis Hamilton na liderança do campeonato com 45 pontos e Jenson Button na segunda posição, com 43. O terceiro colocado é Alonso, que tem 37, mas sofre com o mau rendimento do F2012 - terminou o Grande Prêmio da China, no último fim de semana, no nono lugar e já previu que terá dificuldades novamente no Bahrein, na prova deste domingo.
Alonso utilizou a comparação com o futebol para indicar que é difícil evoluir o carro. Ele disse que a diferença de tempo que o separa agora dos melhores times "se encontra nos detalhes aerodinâmicos". Ele ainda apontou que a "F1 é muito complexa".
Enquanto aguarda por evolução no modelo ferrarista, que deve ter atualizações para a etapa de 13 de maio na Espanha, a quinta da temporada, o bicampeão mundial se permite sonhar com o tri ainda em 2012. Ele afirmou que, embora seja "complicado", o objetivo é "ganhar o campeonato".
Nesse contexto, Alonso voltou a citar o futebol, afirmando que "é mais difícil" o Real Madrd faturar o "doblete" que ele vencer o Mundial de F1.
O piloto é torcedor do clube merengue, que está na disputa de dois títulos no fim da temporada europeia: é o líder do Campeonato Espanhol com 85 pontos, quatro a mais que o Barcelona, a cinco rodadas do fim da competição. Na semifinal da Liga dos Campeões da Europa, o time perdeu por 2 a 1 para o Bayern de Munique na partida de ida, na Alemanha, e disputa o jogo de volta em casa, no Estádio Santiago Bernabéu, na próxima quarta-feira.

Nenhum comentário: