10.12.10

Ordens de equipe liberadas na F1 em 2011

O Conselho Mundial da FIA eliminou o artigo 39.1 do regulamento da F1 que proibia ordens de equipe. Desta forma, os atos vistos no GP da Alemanha, em que a Ferrari promoveu a troca de posição entre Felipe Massa e Fernando Alonso, serão permitidas

O Conselho Mundial da FIA aprovou nesta sexta-feira (10) no Principado de Mônaco mudanças no regulamento esportivo da F1 para 2011. E a principal delas foi com relação às ordens de equipe. A entidade decidiu retirar do regulamento o artigo 39.1, que proibia o jogo de equipe.
A partir do ano que vem, os casos em que se observar uma conduta que vá contra os príncipios da competição serão avaliados pelo artigo 151c do Código Esportivo Internacional. Em outras linhas, o jogo de equipe está liberado.

"As equipes serão lembradas de que todas as ações que trouxerem descrédito ao esporte serão abordadas pelo artigo 151c do Código Esportivo", afirmou a nota da entidade.
fonte:grande premio

A decisão é um reflexo da polêmica criada pela Ferrari nesta temporada. No GP da Alemanha, a equipe italiana usou do jogo de equipe e pediu para Felipe Massa ceder a vitória ao companheiro Fernando Alonso. O episódio ganhou grande repercussão e gerou discussão quanto à credibilidade da F1. O time de Maranello foi punido com multa de US$ 100 mil pelo caso.

A nota da entidade também acrescentou que toda a comunicação de rádio entre as equipes e a FIA estará disponível para as emissoras de TV a partir de 2012, em uma tentativa de deixar mais transparente as decisões dos times e dos comissários.

Nenhum comentário: