10.12.10

Menos potencia em 2013: Motores de 1,6 L e 4 cilindros na F1

A FIA anunciou as regras para os novos motores da F1 em 2013. As mudanças preveem propulsores de 4 cilindros, 1.6 litro e que tenham, no máximo, 12 mil rpm

O Conselho Mundial da FIA – Federação Internacional de Automobilismo – anunciou as novas especificações dos motores da F1 para 2013 nesta sexta-feira (10). As mudanças preveem motores de 4 cilindros, 1.6 litro e que tenham, no máximo, 12 mil rpm, além da pressão na injeção direta de gasolina superior a 500 bar. Num motor de injeção direta, a queima do combustível acontece de forma mais completa, evitando as perdas de energia que acabam acontecendo nos moldes convencionais.

Poderão ser usados cinco motores durante toda a temporada de 2013 e, a partir de 2014, apenas quatro. Os propulsores terão uma redução de 35% no consumo de combustível, além de vários itens que reaproveitam energia. A gasolina contará com alguns compostos de biocombustível misturados em sua fórmula a partir de 2012, além de limitação nos trabalhos da suspensão, também para 2012.

A regra de câmbios também foi alterada. Em 2013, cada caixa de câmbio deve ser usada por cinco corridas seguidas, ao contrario da atual, que exige quatro provas em sequência.

Os novos motores contarão com inúmeras formas de gerir a energia e com sistemas de recuperação de energia, mas mantendo os atuais níveis de desempenho. Os atuais motores da F1, válidos até 2012, são V8 e de 2.4 litro.

Também haverá um refinamento nos regulamentos relativos aos componentes móveis da asa traseira, além de uma melhor definição do plano de referência e o reforço nos testes de deformação da carroceria, especialmente na dianteira do carro. A parte da frente do chassis, aliás, será reforçada para proteger as pernas ds pilotos.

A FIA irá divulgar os detalhes das novas especificações nos próximos dias
fonte: grande premio

Nenhum comentário: