24.11.11

Massa prestes a completar um recorde negativo: pior desempenho em 30 anos da Ferrari

De maneira dramática, Felipe Massa viu o título mundial escapar graças a uma ultrapassagem decisiva de Lewis Hamilton sobre Timo Glock na saída da junção em Interlagos. O momento mais emocionante da carreira do brasileiro, e quiçá da F1, aconteceu no GP do Brasil de 2008. Desde então, o piloto da Ferrari não mais venceu na categoria, mas de qualquer forma, sempre beliscava seus pódios aqui e ali.

Massa não vence na F1 desde o GP do Brasil no ano passado

Mas diferente da temporada passada, 2011 tem sido um ano ainda mais difícil para Felipe. Após 18 corridas, o paulista de 30 anos ainda não foi ao pódio, jejum só parecido com o vivido por Didier Pironi, que ficou sem um top-3 sequer na temporada de 1981. Entretanto, o cenário desfavorável pode ser revertido na última corrida do ano, que representará muito para o brasileiro, principalmente por completar sua centésima participação correndo pela Ferrari.

A marca por si só é significativa, já que apenas Michael Schumacher (180) e Rubens Barrichello (102) fizeram mais largadas pelo time de Maranello. Certamente que o fator ‘Centenário’ vai motivar Felipe a lutar por aquilo que faltou ao longo do ano, já visando também dias e melhor sorte em 2012.

Sem pódio

A julgar por números absolutos, Ivan Capelli, revelação formada pela March e contratado a peso de ouro pela Ferrari para substituir Alain Prost em 1992, conseguiu resultados simplesmente pífios: apenas um quinto lugar no Brasil e um sexto na Hungria, totalizando três pontos, contra 18 de Jean Alesi. Sem nenhum pódio naquele ano, Capelli foi defenestrado de Maranello e deu lugar a Nicola Larini, eterno tampão da escuderia.

Mas levando em conta somente os pilotos que disputaram todas as provas do calendário, o último registro de piloto Ferrari sem pódio ao longo do ano data de três décadas atrás. Um ano antes, em 1980, a equipe italiana viveu talvez sua pior temporada na F1, em situação mais ou menos parecida com o que vive hoje a Williams: décimo e penúltimo lugar no Mundial de Construtores e sem um pódio sequer celebrado pelo duo Jody Scheckter e Gilles Villeneuve.

Muita coisa mudou em 1981. Scheckter deixou o time e foi substituído por Pironi, enquanto o canadense permaneceu na escuderia, e agora sob a condição de número 1. E dessa forma, o piloto de Quebec praticamente destruiu o colega de time, marcando 25 pontos — e duas vitórias —, enquanto o francês Pironi somou meros nove pontos. Desde então, com exceção feita a Capelli, jamais um piloto Ferrari atravessou uma temporada sem subir ao pódio.

Sem vitória

Caso Massa vença no próximo domingo em Interlagos, o brasileiro vai celebrar sua terceira conquista em casa e quebrará outro jejum tão incômodo quanto é o fato de ficar sem subir ao pódio. 2 de novembro de 2008, dia de finados, marcou a última vitória de Felipe na F1. Três anos e três semanas, ou 45 GPs entre o GP do Brasil daquele ano e a última etapa da temporada 2011.

Tal desempenho remete aos anos 50. Mike Hawthorn venceu três vezes pela Ferrari, em 1953, 1954 e 1958, ano em que se sagrou campeão do mundo, o primeiro da era pós-Fangio. Entre os GPs da Espanha de 1954 e o GP da França de 1958, o britânico levou três anos, 40 semanas e dois dias entre as vitórias, sendo que o piloto levou um ano e 37 semanas representando a Ferrari.

Clay Regazzoni representou a Ferrari entre 1970 e 1976, sendo que o suíço correu pela BRM em 1973. Entre sua primeira vitória na F1, em Monza, e a repetição do feito em Nürburgring, na Alemanha, em 1974, foram três anos e 48 semanas, sendo que, tirando o hiato enquanto esteve pela BRM, o helvético ficou dois anos e 48 semanas sem vitória na F1.

Em números absolutos, Gehrard Berger que demorou mais pra voltar a vencer pela Ferrari. O austríaco celebrou a última conquista em 1989, em Portugal, antes de rumar para a McLaren para ser fiel escudeiro de Ayrton Senna, permanecendo por lá até 1992. De volta à Ferrari no ano seguinte, Berger só venceu novamente representando a Ferrari em 1994, em Hockenheim, quebrando o domínio imposto por Michael Schumacher. Ao todo, Gerhard levou quatro anos e 45 semanas entre as vitórias, sendo um ano e 45 semanas levando em conta só o tempo em que correu pela Ferrari.

Então, levando em conta os números exibidos pelos pilotos supracitados, bem como a sequência de temporadas representando a Ferrari, pode-se dizer também que Felipe tem o maior período da história sem vitórias correndo pela escuderia. Lembrando que Massa é titular da equipe desde 2006, quando foi elevado ao posto de titular depois da saída de Rubens Barrichello um ano antes.

Baixo aproveitamento

Poucas vezes desde 1973 — ano em que a Ferrari começou a usar dois pilotos no grid com regularidade — um piloto da equipe vermelha foi superado de forma tão discrepante por seu companheiro de equipe. Em 75, Niki Lauda conseguiu 72,06% dos pontos da equipe no ano, enquanto Regazzoni levou apenas 27,94% do total.

Dos 450 pontos disputados até o GP de Abu Dhabi, em Marina de Yas, Fernando Alonso conquistou 245, o que representa aproveitamento de 54,44%. Já Massa conseguiu apenas 108 pontos, o que deixa um aproveitamento de apenas 24%. Reduzindo a conta apenas ao ambiente da equipe, o espanhol foi responsável por acumular 69,4% dos pontos do time do Cavallino Rampante até agora, enquanto Massa conseguiu apenas 30,6%.

Quem também já impôs duro domínio a um companheiro de Ferrari foi Schumacher, que, em 1996, correndo ao lado de Eddie Irvine, juntou 84,28% dos pontos de Maranello, enquanto seu companheiro conseguiu levar 15,72%. Em 1997, o domínio foi menos intenso, mas continuou a favor do alemão, que somou 76,47% dos pontos da Ferrari, resultando em um total de 45,88% de todos os pontos disputados no ano.

Esta é a primeira vez em que o brasileiro se vê na situação de estar tão abaixo de um companheiro de equipe desde que chegou à Ferrari. Enquanto Alonso chegou a vencer o GP da Inglaterra neste ano e a conquistar dez pódios, Massa ainda não passou do quinto lugar, que, coincidência ou não, foi celebrado cinco vezes em 2011.

fonte:grande premio

Nenhum comentário: