16.6.11

Uma lista proibida

Como parte da campanha "Race True", que visa acabar com o uso de substâncias ilícitas em esportes a motor, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está distribuindo a pilotos e co-pilotos ligados a qualquer evento da entidade um documento com instruções sobre exames antidoping.

Com o intuito de aumentar o cuidado dos atletas e o conhecimento sobre a questão, a carta, apresentada em um formato que permite aos pilotos "guardá-la na carteira", contém os principais pontos de prevenção, além de uma lista com as substâncias proibidas em 2011.

A ação da FIA teve início no final de maio, no final de semana do GP de Mônaco, e segue até o final do ano.

Outro projeto de prevenção que também faz parte da campanha está sendo implementado pela Federação e será lançado no próximo mês de julho. Ele será composto por um curso dado por especialistas no assunto e também por uma série de perguntas e respostas que poderão ser acessadas no site da categoria.

A seguir, algumas especificações da carta que está sendo enviada aos pilotos:

- Você é responsável por qualquer substância que entra no seu corpo, não importa se foi ou não ingerida intencionalmente.

- Se você necessita de algum medicamento que é normalmente proibido, é preciso preencher um termo de Isenção para Uso Terapêutico e enviá-lo para o sua Organização Nacional Anti-Doping (ou diretamente para a FIA em certos casos especificados no regulamento) para aprovação.

- A composição de uma droga específica pode variar de acordo com o país, então sempre procure levar com você qualquer tipo de medicamento que for necessário quando sair do país.

- Mesmo aparentemente, drogas comuns como colírios, pastilhas para garganta, podem conter substâncias proibidas.

- Tome cuidado: suplementos nutricionais muitas vezes não mencionam todas as substâncias que contêm. Portanto, sempre tenha certeza de que sabe o que está ingerindo.

Fonte: Tazio

Para quem tiver curiosidade de saber que meidcamento são estes da uma olhada no site da Wada que organiza o exame anti-doping É só clicar aqui www.wada-ama.org/

Nenhum comentário: