4.6.12

Opalas: um pouco de história 69-75 ( 2ª parte)

A linha 1972 chegava com a versão duas portas (Coupé). Inicialmente oferecida apenas nas versões SS e Gran Luxo, o modelo de 2 portas fez enorme sucesso e passou a ser objeto de desejo nacional. O motor 3800 era completamente substituído pelo 4.1, apesar de que há informações da existência de uns modelos 72 com o propulsor menor. A versão Gran Luxo ganhou alguns frisos externos e um conta-giros (já usado no SS), no quadro de instrumentos. A opção de entrada do Opala, a Especial, ganhou a gravatinha azul da Chevrolet no centro da grade externa e a esportiva, SS, ganhou novos bancos e volante reforçado, além de alguns pequenos detalhes estéticos modificados. A linha toda contava agora com opção de ar condicionado (somente para os modelos 4100) e somava 13 combinações (Especial, Luxo e Gran Luxo, todos com opção 2 ou 4 portas, 4 ou 6 cilindros, além da SS, somente disponibilizada com 6 cilindros e 2 portas, o que faz da versão 1971 4 portas uma raridade e o meu carro dos sonhos ate hoje).
A linha 73 viria com uma nova grade dianteira, esta junto da colocação dos piscas do lado dos faróis, além de mais 9 tons de cores (incluindo 5 metálicos). Na traseira, as versões Luxo e Gran Luxo ganham luz de ré do lado das lanternas. A versão SS continuava com elas no pára-choque e a Especial seguia sem ela. Aliás, a SS ganhava algumas modificações estéticas: troca de faixas, entre outros pequenos detalhes. Internamente, todas as versões (exceto Especial) ganhavam novos painel e volante. A Gran Luxo passa a ser somente fabricada com o motor de 6 cilindros e ganha opção de câmbio automático (disponível inicialmente para a GL), além de perder o luxo das super calotas. Agora era a mesma da linha (exceto SS), porém com o centro da roda estilizado com a cor do carro. O ano de 1973 trouxe alguns acontecimentos: lançamento do Chevette, modelo pequeno da GM, que disputava mercado com Fusca e Corcel. Além deste, também tivemos o lançamento do Ford Maverick, um dos maiores concorrentes do Opala. Com duas motorizações (6 e 8 cilindros), o Maverick veio também com a versão esportiva GT, que concorria com o Opala SS e o Dodge Charger R/T. O ano de 73 também ficou marcado pela primeira grande crise do petróleo. Crise esta que modificou o pensamento do consumidor brasileiro, que passou a dar mais destaque à economia de combustível.
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O ano de 74 entrou com algumas mudanças na linha Opala. Os motores passaram a ser denominados comercialmente como eram chamados dentro da fábrica: 151 (4 cilindros) e 250 (6 cilindros), em alusão ao tamanho - em polegadas - dos motores. Era lançada a versão “que une desempenho de carro esporte com economia de combustível”, a SS-4, com motor 151-S, S de levemente preparado (taxa de compressão mais alta, dupla carburação). As diferenças entre o SS-4 e o SS-6 concentravam-se no interior, onde no de 4 cilindros não havia console central e alguns itens do que usava o motor 250-S, também com a mesma receita do 151. O de 4 cilindros preparado rendia 98 HP e o de 6, 153 (líquidos). O SS-6, apesar de não ser V8, superava Dart e Maverick em desempenho, devido ao peso menor. Outras versões também eram modificadas: a Especial passava a ser mais equipada, recebendo o novo painel, além das luzes de ré e alguns frisos cromados. A intermediária Luxo ganhava novos bancos e mais equipamentos opcionais. E a Gran Luxo perdia o nome Opala, passando a se chamar Chevrolet Gran Luxo, que passou a contar também com regulador de luz do painel. Os modelos 4 cilindros a partir de agora também poderiam receber câmbio automático (Automatic).

Para a 75, as maiores mudanças na linha desde seu lançamento: estavam no calendário uma reestilização, uma nova carroceria (Caravan) e novas versões. A reforma visual atingiu a frente e a traseira. A grade frontal foi resenhada, ficando mais alta e robusta, ressaltando a gravatinha da Chevrolet ao centro e os pára-choques ficaram mais retos (lâmina inteiriça). Atrás, as lanternas viraram dois círculos (clara inspiração no clássico americano Impala), com luz de ré incluída na lanterna central. O resultado foi harmônico. No interior, adoção de reforços de estrutura e de material isolante no painel, um novo volante (mais grosso que o anterior), além de adoção de mais uma cor ao interior: o marrom (monocromático). A nova linha agora perdia uma versão: as antigas Especial e Luxo morriam, e surgia uma versão básica, sem nome. Esta, porém, poderia receber inúmeros opcionais, como teto de vinil, ar condicionado, entre outros. O Gran Luxo (sem Opala) era renomeado Comodoro e externamente, diferia dos outros pela inscrição Chevrolet no topo da grade central, que não tinha gravatinha, pelo teto de vinil (que, na versão coupé, podia ser parcial), pelo fundo do farol dianteiro, na cor da carroceria, por um logotipo com a letra “C” na coluna C, entre outros detalhes estéticos, Internamente, além de um acabamento mais esmerado, vinha com bancos novos, com apoio para a as cabeças e regulagem milimétrica de encosto, direção hidráulica (de série), plástico imitando madeira, entre outros itens. A esportiva SS ganhava faixas laterais novas, capô em preto fosco e grade preta com elementos em prata e um “SS” no centro. A SS-4 diferia praticamente somente nas rodas, que na de 6 cilindros tinham fundo prata e na de 4, preto.

Mas a grande novidade para 1975 era, sem dúvida, a perua Caravan. Baseada no Opala 2 portas, a Caravan era a maior perua do mercado, que tinha a já cansada Belina e também antiga Variant. Inicialmente, a perua Opala foi oferecida somente em versões básicas, sem frisos e outros equipamentos, como carpete no porta-malas (o maior do Brasil, 774 litros com bancos e 1460 com eles rebatidos). Disponibilizada com os dois propulsores, o nascimento da Caravan fecha a primeira parte da história desse carro, que é a cara do Brasil.

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