26.6.12

26ª edição da maratona internacional d’Dolomiti


No domingo 1º de julho, Alta Badia, Italia acontece a 26ª edição da maratona internacional d’Dolomiti. É um desafio muito cansativo e dificil . Limitado a 9.224 ciclistas de 45 paises diferentes ( selecionados entre (30.000 peidos de adesão). 

O cenário é magnifico: com subidas e decidas nos Dolomites (cadeia de montanhas que nos Alpes Italianos que é considerado patrimônio da Natural pela unesco) passando por Pordoi, Sella, Campolongo, Falzarego, Gardena, Valparola, Giau entre outras.

Os competidores saõ divididos em três grupos diferentes, cada um com seu grau de dificuldade e percurso: o percurso Sellaronda, o percurso médio e o percurso Maratona. Todos os competidores começam às 6h30 na aldeia de La Villa, uma pequena vila medieval, e completam passando percurso Sella primeiro. Depois de completar os competidores podem optar por terminar a corrida ou ir diretamente em diante com o percurso Médio que se divide dando origem ao ‘maratona’ em Campolongo. Todos com chegada em Corvara. Conforme o mapa  abaixo:

A altitude é um grande desafio. O primeiro trecho altitude media de 1.780m, o segundo tem 3090 m e a maratona tem 4.190 somente. 

Todos os três cursos de levam através das montanhas Dolomitu, as estradas são fechadas exclusivamente para a competição que são tomadas por dezenas de milhares de torcedores e todo o evento é transmitido ao vivo pela emissora nacional italiana RAI -3, que promete transmitir o evento ao vivo. Ao longo dos percursos tem ao total ate sete postos de abastecimento que são operados por voluntários, onde os competidores podem reforçar-se com alimentos e bebidas , variando desde bebidas energéticas a café, e ate Strudell ( um tipo de torta de maça, para quem não sabe) ou sanduíches.


O evento sempre apoia causas sociais e este ano não é diferente. Direcionado para duas associações beneficiente: Assisport Alto Adige( que apoia jovem talentos esportivos e atletas em dificuldade financeira) e a ‘insieme si può’ ( que apoia projetos educacionais de formação de crianças).

E como de costume muitas celebridades locais marcaram presença; entre elas Jarno Trulli, ex-piloto de F1.  Acho que na maratona.  Com a numeração 14  - Jarno Trulli CH- Savosa ASD, com bicicleta Adriatica. 

Essa vai dar para cansar... 

Nenhum comentário: