20.6.12

A crise espanhola chega a F1


Oitava etapa da temporada 2012, o GP da Europa acontece no próximo fim de semana. No entanto, assim como no Bahrein e no Canadá, a população de Valência, palco do GP europeu, não estão vendo com muito carrinho a realização do evento. Boa parte disso tudo ocasionado pela grave crise econômica que atravessa a Espanha. Como uma forma de protesto, moradores da cidade espanhola e descontentes publicaram uma carta ao piloto local Fernando Alonso, compatriota dos manifestantes. As informações são do jornal ‘Marca’.

Intitulada como Circuit Urbà No (Não ao Circuito de Rua, em português), a carta critica o GP da Europa como “uma fantasia que beneficia poucos e impõe obstáculos indesejados na cidade em nome do dinheiro.” A publicação também alega que o detentor do direitos comerciais da F1, Bernie Ecclestone, se aproveita dos “delírios de grandeza” das autoridades políticas do país.

Um dos fatores criticados pela carta é o fato de o governo local gastar cerca de 100 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões) em uma corrida de rua. Segundo o jornal, os manifestantes acreditam que seria mais lógico que o evento fosse realizado no circuito permanente de Ricardo Tormo, já que seria menos gasto. Por isso, Alonso deveria “remover o capacete e analisar a humilhação, a provocação e a perturbação.”

Além disso, a venda dos ingressos para o GP da Europa deste ano, até agora, não obteve o mesmo sucesso dos anos anteriores. Dos 45 mil bilhetes disponíveis, apenas 38 teriam sido comercializados, sendo que 68% deles foram adquiridos por turistas.

Nenhum comentário: