29.9.11

Será que Kubica volta? O medico garante, mas quando?

No início da semana, o chefe da Lotus Renault, Éric Boullier, conversando com o empresário do polonês, definiu um prazo de 30 dias para confirmar ou não a participação na temporada do ano que vem. Riccardo Ceccarelli,coordenador da equipe médica responsável pela reabilitação de Robert Kubica, garante que o polonês poderá guiar um F1 em 2012. Porém, afirmou nesta quarta que ainda não pode fixar uma data exata para o retorno de Kubica. O que não facilita a vida da Renault e de Kubica.

“Eu diria que, com certeza, Robert será piloto de F1 em 2012. Não posso dizer quando ele estará pronto mas será entre os meses de novembro e janeiro”, explicou Ceccarelli à publicação italiana “Omnicorse”. “Sim, a recuperação está ótima, mesmo que a cura seja gradual. Não esqueça que Robert sofreu lesões em dois dos três nervos e rompeu tendões e músculos da mão”, ressaltou.

A certeza virá quando o polonês voltar a pilotar um carro, o que, segundo Ceccarelli, só poderá ser concretizado quando os ferimentos da perna do polonês cicatrizarem mais.

“É verdade. Robert ainda tem um fixador externo na perna e não temos pressa para removê-lo – quanto mais tempo, melhor será o resultado”, explicou Ceccarelli.

“Então, enquanto esperamos a cura da mão e do cotovelo, ainda não há razão para pressa. Os músculos estiveram inativos por meses e precisam recuperar tônus e força. Mas a grande questão, isto é, se ele pode dirigir um F1 novamente, e por fim acabar”, acrescentou.

O empresário do Kubica, Daniele Morelli, explicou que será difícil cumprir o prazo estipulado por Boullier, mas promete a recuperação definitiva do polonês.

“Não pudemos prever uma data precisa porque a natureza toma seu curso. Mas estamos muito otimistas e não acho que um atraso de algumas semanas pode afetar os planos [para 2012]. Uma coisa é certa – ele está voltando. O único problema agora é muscular”, explicou.

Caso ele não consiga a recuperação é quase certo que B. Senna assuma a vaga com Petrov, conforme esse ano.

Para quem nao lembra do acidente

Nenhum comentário: