6.2.11

Kubica sofre grave acidente em rali

Robert Kubica sofreu um forte acidente, na manhã deste domingo (5), enquanto participava de um rali na Itália. O piloto da Renault, a bordo de um Skoda Fabia, perdeu o controle do carro e bateu no muro de uma igreja. Kubica foi levado de helicóptero ao hospital depois de sofrer múltiplas fraturas.

O navegador Jakub Gerber saiu ileso do acidente. Já o rali, o Ronde di Andora, foi interrompido.

Kubica fazia a estreia em um carro da categoria S2000 e sofreu a batida apenas 6 km depois do início da primeira especial do rali. O polonês logo foi socorrido e a equipe médica do evento solicitou a transferência do piloto para o hospital Santa Corona di Pietra Ligure.

A Renault emitiu um comunicado afirmando que Kubica tem lesões no braço, na perna e na mão e está em cirugia. A equipe irá soltar novo informe assim que houver uma atualização nas condições do atleta.

Na última semana, Eric Boullier, chefe do time francês, declarou que dentre os pilotos da academia da Renault, o brasileiro Bruno Senna seria o reserva imediato e, portanto, o escolhido para ocupar o cockpit do carro de F1 caso houver necessidade, por conta da experiência já adquirida na categoria.

Em novembro de 2010, o empresário de Kubica, Daniele Morelli, revelou que o polonês tem como exigência na hora de assinar um contrato poder participar de ralis. Na ocasião, Morelli afirmou que isso era impossível na BMW e em equipes como Ferrari, Red Bull, McLaren e Mercedes. No entanto, a Renault - assim como a Williams - permite.

No início do ano, porém, a Renault já havia vetado a participação de Robert Kubica em uma competição offroad. O time francês impediu que o atleta competisse no Rali de Monte Carlo pois estava inscrito com um veículo de outra montadora.
Fonte: grande premio

Operação acaba, e Kubica fica 5 dias na UTI. Recuperação deve durar 1 ano
De acordo com Igor Rossello, especialista em cirurgia de mãos que cuidou de Robert Kubica, o piloto vai ficar cinco dias na UTI e sua recuperação deve durar um ano

Depois de sete longas horas, os médicos finalmente terminaram a operação na mão direita de Robert Kubica, bastante danificada após o grave acidente que sofreu no Rali Ronda di Andora, na Itália, neste domingo (6). E, embora importante mesmo seja a saúde do piloto, as informações para quem esperava vê-lo logo nas pistas não são nada boas: segundo os médicos que operaram o polonês, a recuperação deve durar um ano.

De acordo com Igor Rossello, especialista em cirurgia de mãos que cuidou de Kubica, os resultados da operação só poderão ser vistos a partir de sete dias do procedimento. "Precisamos esperar pelo menos uma semana para ver se a mão dele sobrevive", disse, em referência à possibilidade de a mão ficar em plena funcionalidade.

Em seguida, segundo a agência de notícias 'EFE', Rossello informou que não está descartada a chance de o piloto precisar de novas intervenções cirúrgicas na mão. Por ora, Robert deve ficar cinco dias na UTI.

Com um Skoda Fabia, Kubica sofreu a forte batida apenas 6 km depois do início da primeira especial do rali. O carro atingiu o guard-rail e o muro de uma igreja. O navegador Jakub Gerber saiu ileso do forte acidente.

De acordo com testemunhas, o polonês de 26 anos ficou mais de uma hora nas ferragens antes de ser resgatado pela brigada de emergência. Desde a manhã, pilotos e equipes demonstraram solidariedade com a condição de Kubica, um dos pilotos mais queridos do grid. Fernando Alonso, amigo de Robert, foi o primeiro a chegar ao hospital Santa Corona di Pietra Ligure.
Fernando Alonso, amigo do polones foi ao hospital assim que soube do acidente
A recuperação de Kubica vai obrigar a Lotus Renault a colocar um outro piloto em seu lugar. A lógica é que escolha um dos seus terceiros-pilotos, Bruno Senna e Romain Grosjean. No lançamento do R31, na semana passada, Eric Boullier, chefe da equipe, havia afirmado que Senna é o mais preparado dos dois para uma substituição

Nenhum comentário: