24.10.10

Sorte Coreana do espanol: mais uma para Alonso

A CORRIDA

Não sei de que foi a idéia, mas o idéia de gênio... A pista não estava nas condições de realizar nem corrida de rolimã quanto mais liberar para a formula 1. Nada contra o traçado mais contra a falta de sistema de drenagem da pista. será que esse pessoal nunca ouviu falar em de chuva?
Enfim a pressa não foi amiga da perfeição e resultou em quase uma hora de atraso. Tudo começou com a largada sendo atrasada em 10 minutos em função da chuva que caiu no local. A organização preferiu autorizar o início da corrida com o Safety Car na pista. E o spray que levantou quando os pilotos foram para a pista mesmo com carro madreinha na frente, explicou a decisão dos organizadores por realizar uma largada mais conservadora. Como definiu o Button “não dava para ver o pneu da frente do meu carro”.

Mesmo com o Safety Car na pista, no momento em que os carros saíram do grid já foi iniciada a contagem de volta, sendo marcada a primeira de 55 passagens. Mas apenas três passagens foram necessárias para que a direção de prova percebesse que seria impossível começar a corrida com tanta água na pista. Assim, foi dada a bandeira vermelha, paralisando a competição. Todos os carros alinharam de volta do grid para um novo procedimento de largada, enquanto aguardavam uma melhoria das condições do tempo e asfalto.

Às 16h00 locais (5h00 de Brasília), a organização afirmou que um novo procedimento de largada seria realizado dentro de 5 minutos. Assim, os pilotos, que já estavam sem capacete, passeando pelo paddock e entediados entraram no cockpit de seus carros.

Ai foi mais umas voltas com o carro madrinha na pista e o seu cortejo atrás. Na quarta volta logo depois da largada foi a vez de Bruno Senna parar, para trocar o pneu intermediário, que pasmem a equipe Hispania teve a capacidade de colocar no seu carro. Na quinta volta, ainda com o carro de segurança na pista, o brasileiro Lucas Di Grassi, da Virgin, realizou o seu primeiro pit stop. E, apesar de as condições da pista estar um pouco melhores do que anteriormente, era clara a dificuldade dos pilotos de enxergarem o traçado e os carros dos adversários. Ai foi só sentar e esperar que seria o próximo a sair da pista e ver fim da corrida. Um dos primeiro foi Schumy que mesmo antes da largada deu uma escapadinha da pista, mas conseguiu retornar sem bater.

O cortejo bateu todos os recordes e por volta 18º volta por fim o Safety Car saiu da pista e por fim foi dada a largada real. Sebastian Vettel seguiu na liderança, mas seguido bem de perto por Mark Webber. Alonso conseguiu uma folga em relação a Lewis Hamilton, que logo foi ultrapassado por Nico Rosberg e caiu para 5º.

Felipe Massa, Jenson Button e Michael Schumacher já disputavam intensamente pela 6ª colocação ainda na 18ª passagem, com o brasileiro suportando a pressão. Na relargada, Rubens Barrichello, da Williams, perdeu duas posições, recuperando uma na passagem seguinte.

Na 21ª volta, um lance importante para o campeonato: Webber passou na zebra molhada, escapou sozinho e bateu, levando, ainda, Rosberg na manobra. O forte acidente – felizmente sem gravidade, ocasionou uma nova entrada do Safety Car na pista em virtude do carro Nico que ficou pelo caminho. Com isso o novo cortejo “fúnebre” do Safety Car tinha como líder Vettel, seguido por Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Massa, Button, Schumacher, Kubica, Nico Hülkenberg, Rubens Barrichello e Adrian Sutil completavam os dez primeiros.

A Renault aproveitou a nova entrada do carro de segurança para fazer o pit stop de Vitaly Petrov, arriscando colocar pneus intermediários no bólido do russo, já que o traçado começava a formar um trilho que só os engenheiros da Renault ou outros foram capazes de ver se formar. Ai foi questão de tempo para o Russo, que já gosta da coisa, achar o muro em alguma curva e ver o fim da corrida. E vamos dar um desconto ate que demorou.

O recomeço da prova foi autorizado na abertura da 24ª volta. As primeiras colocações foram mantidas, com Massa pressionando Hamilton e sendo pressionado por Button. Logo, Hamilton conseguiu respirar e a briga ficou apenas entre o brasileiro e o atual campeão. No fim volta foi a vez de Jarno Trulli tentar passar onde não da e tocar o carro de Bruno Senna e os dois se tocaram. O primeiro-sobrinho levou a melhor e pior para o piloto da Lotus, que, apesar de ter conseguido a ultrapassagem, perdeu o bico de seu carro, precisando entrar nos boxes para trocá-la. E depois desistir de ver da corrida.

Estão contando? Já três, mas temos mais. Lucas Di Grassi, da Virgin, tentava ultrapassar Sakon Yamamoto, da Hispania, quando perdeu o controle de seu carro e bateu na barreira de proteção, abandonando a prova. São quatro.

No final da 26 volta a chuva começou a melhor a chuva e pessoal a ariscar pneus para chuva media . O primeiro dos ponteiros a colocar compostos intermediários foi Jenson Button. O mesmo ocorreu com Sutil, que também preferiu fazer a substituição dos pneus de seu Force India. O alemão, porém, sofreu com a água que ainda estava presente no traçado e rodou na volta de retorno à pista. E Jenson sofreu com tempos ruins e instabilidade no carro caindo para 12ª posição.

Sébastien Buemi, da Toro Rosso, que acabara de colocar pneus intermediários, perdeu o ponto de freada e acertou o carro de Timo Glock, da Virgin. Ambos foram obrigados a abandonar a corrida e, mais uma vez, foi necessária a intervenção do Safety Car. Com isso nossa contagem sobe para seis e sei - lá qual entrada do carro madrinha. Aproveitando isso, oito dos dez primeiros colocados fizeram os seus pit stops ainda na volta que foi anunciada a entrada do carro de segurança. Apenas Vettel e Alonso continuaram na pista, mas entraram na passagem seguinte.

Na parada, a Ferrari se atrapalhou para trocar os pneus do carro de Alonso e prejudicou o trabalho do espanhol, que perdeu uma posição para Hamilton com a manobra. Ao abrirem a 33ª volta, já com todo mundo tendo feito sua parada a ordem dos dez primeiros era a seguinte: Vettel, Hamilton, Alonso, Massa, Schumacher, Barrichello, Petrov, Hülkenberg, Kubica e Kobayashi.

A nova relargada foi autorizada na abertura da 35ª passagem. Hamilton perdeu o ponto de freada logo na primeira curva e foi superado por Alonso. Para consolo da torcida Ferrarista que lutava contra o sono e mau dizia ainda o erro na parada do espanhol. Logo, o inglês da McLaren foi pressionado por Massa, mas conseguiu, em pouco tempo, abrir uma pequena vantagem para o brasileiro.

Na 41ª volta, que ate durou muito com os pneus intermediários, Petrov saiu da pista em alta velocidade e acertou a barreira de pneus, com o seu Renault ficando bastante danificado. Para evitar uma nova paralisação da prova, a organização preferiu dar apenas uma bandeira amarela no local, já que o carro ficou batido longe do traçado. Afinal ninguém merece um novo Safety Car.

Na 46ª volta, quando tudo parecia definido todos se perguntaram o que a mãe de um certo espanhol costumava passar no seu popô na sua terra natal, em Oviedo, para o menino ter tanta sorte: o motor de Sebastian Vettel novinho e que nunca deu problemas na temporada ate agora não aguentou e o então líder da corrida abandonou, entregando a vitória de bandeja para Alonso. Com o abandono do alemão, Hamilton assumiu a 2ª colocação, com Felipe Massa em 3º. Schumacher era o 4º, enquanto Barrichello, em outra ótima prova, ocupava a 5ª posição.

Um giro depois do abandono de Vettel, Sutil mais uma vez causou uma trapalhada: tentou ultrapassar Kamui Kobayashi, perdeu o controle de seu carro ao passar na zebra molhada e derrapou em direção ao japonês parando no murro e por fim vendo o fim a prova, depois de varias tentativas. O piloto da Sauber continuou na prova, mas com o carro levemente avariado.

No fim da ultima volta com o tempo de corrida de 2 horas de corrida já estourado e com noite ja caindo, Alonso completou as 55 voltas programadas para o GP sul-coreano na 1ª colocação, seguido por Lewis Hamilton e Felipe Massa, que completaram o pódio.

Uma ultima consideração ou mais uma explicação: as regras da formula 1 estipulam que a corrida tem depois de iniciada 2 horas para completar. Porem no caso de bandeira vermelha o tempo para de contar, pois a corrida foi interrompida. E porque o tempo estourou? Quando Fernando Alonso passou abrindo a ultima volta o tempo ainda estava conforme o regulamentar.

Confira o resultado do GP da Coréia:

1. Fernando Alonso (Ferrari) 2h48min20s810
2. Lewis Hamilton (McLaren) + 14s999
3. Felipe Massa (Ferrari) + 30s868
4. Michael Schumacher (Mercedes GP) + 39s688
5. Robert Kubica (Renault) + 47s734
6. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 53s571
7. Rubens Barrichello (Williams) + 1min09s257
8. Kamui Kobayashi (Sauber) + 1min17s889
9. Nick Heidfeld (Sauber) + 1min20s107
10. Nico Hülkenberg (Williams) + 1min20s851
11. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1min24s146
12. Jenson Button (McLaren) + 1min29s939
13. Heikki Kövalainen (Lotus) + 1 volta
14. Bruno Senna (Hispania) + 2 voltas
15. Sakon Yamamoto (Hispania) + 2 voltas

Não completaram:

Sebastian Vettel (Red Bull)
Vitaly Petrov (Renault)
Adrian Sutil (Force India)
Timo Glock (Virgin)
Sébastien Buemi (Toro Rosso)
Lucas Di Grassi (Virgin)
Jarno Trulli (Lotus)
Mark Webber (Red Bull)
Nico Rosberg (Mercedes GP)

Volta mais rápida: Alonso, com 1min50s257

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