10.10.10

Mais uma de Vettel

Antes da largada, na volta de aquecimento dos pneus, o brasileiro Lucas Di Grassi, da Virgin, abandonou de forma estranha a corrida. Quando estava levavando o seu carro ao grid, no trecho final do circuito, o carro comportou-se de maneira totalmente inesperada virando para o lado contrário da curva quando o piloto mandava ir para outro lado e o que fez o piloto bater forte na barreira de proteção e ver o fim da corrida sem gravidade para o piloto.

Na largada, Vettel continuou na liderança, com Kubica pulando para a 2ª colocação. Webber, assim, caiu para 3º. Alonso ficou em 4º, com Button mantendo a 5ª posição. Mas ainda na reta principal, vários toques causaram um acidente com certa violência de Vitaly Petrov, da Renault. Nico Hülkenberg, da Williams, também abandonou na ocasião.

Na primeira curva, Felipe Massa, da Ferrari, foi espremido por Nico Rosberg, que passou reto e acertou com bastante violência, o Vitantonio Liuzzi, causando o abandono dois. Causando a entrada do Safety Car na pista.

Mesmo com o carro de segurança na pista, outro acidente ainda estava por vir. O polonês Robert Kubica, que estava em segundo, encostou o na grama estranhamente o seu Renault com apenas três rodas. Algum mecânico esqueceu de aperta direito a porca da roda e assim foi obrigado a abandonar.

A relargada só foi autorizada na sétima volta. No fim da passagem, Schumacher conseguiu superar Barrichello e assumiu a 6ª posição, com o brasileiro caindo para 7º. Lá na frente, os cinco primeiros eram: Vettel, Webber, Alonso, Button e Hamilton.

Na 25ª volta, foi a vez de o líder da corrida, Sebastian Vettel, realizar a sua parada. No mesmo momento, Fernando Alonso também realizou a sua troca de pneus. Webber assumiu, por um tempo, a 1ª colocação da prova, mas a felicidade do australiano durou apenas uma volta, já que também precisou entrar nos boxes. Foi a vez de Button, com pneus duros, assumir a ponta.

Quando a corrida chegou à sua metade, na 26ª volta, uma cena interessante: Schumacher pressionando Rosberg pela 8ª colocação da prova. Essa foi a primeira vez que os dois pilotos da Mercedes GP disputaram, diretamente na pista, por uma posição. A briga foi muito bonita entre os dois, com o alemão mais jovem conseguindo se defender muito bem da pressão do heptacampeão.

Por volta da 30ª passagem, Webber começou a tirar quase 1s por volta em relação ao companheiro Vettel. O alemão respondeu no 32º giro, sendo 0s5 mais rápido. Naquele momento da prova, ambos começaram, porém, a chegar em Button, que liderava, mas ainda não havia feito o seu pit stop obrigatório.

O inglês da McLaren, então na liderança, só fez a sua parada na 39ª volta, no mesmo momento em que Kobayashi, no 6º lugar, fez o seu pit stop. Assim, a 40ª volta depois das paradas no boxes a seguinte ordem dos seis primeiros pilotos era: Vettel, Webber, Alonso, Hamilton e Button.

No mesmo momento, Hamilton avisava que tinha um novo problema no câmbio (vale lembrar que a equipe trocou a peça ao longo do fim de semana, o que o fez perder cinco posições no grid), perdendo a 3ª marcha.

Na 44ª volta, aconteceu o inevitável: no hairpin, Hamilton, com bastante dificuldade com os problemas em seu McLaren, abriu a porta para o companheiro Button, que assumiu a 4ª colocação da prova. Ao fim daquela passagem, Sutil teve problemas no motor de seu Force India e espalhou óleo em boa parte do trecho final da pista, facilitado rodar. O alemão da Force Índia espalhou óleo para todo lado trazendo o seu carro até os boxes, abandonando na sequência.

Enquanto isso, os dois pilotos da Mercedes GP continuavam a disputa interna, ate que a roda traseira esquerda do carro da Rosberg simplesmente se desprendeu e o piloto saiu da pista, batendo forte na barreira de proteção, mas saindo ileso de seu carro. Hoje era dia dos mecânicos... dos carros de três rodas

No mesmo momento, Kobayashi consegui, em menos de uma volta, ultrapassar Barrichello e Nick Heidfeld, assumindo a 7ª colocação da corrida e fazendo uma apresentação impecável em frente ao público de seu país, com direito a diversas disputas arrojadas ao longo da prova.

Restando três voltas para o fim, Vettel conseguiu uma volta impecável, com a marca de 1min33s653, mostrando que tinha carro para conseguir suportar uma possível pressão do companheiro Webber, que estava a 2s7 do líder. Alonso também estava bem próximo do australiano, mas sem muita oportunidade para ultrapassar.

O alemão da Red Bull confirmou o que mostrou durante todo o fim de semana após 53 giros de corrida e venceu a corrida. Webber ainda pressionou no fim, fazendo a melhor volta da prova, com 1min33s474, na passagem final. Alonso cruzou em 3º, seguido por Button e Hamilton. Schumacher ficou em 6º, com Kobayashi terminando em 7º. Os pilotos Heidfeld, Barrichello e Sébastien Buemi completaram a zona de pontuação.

Confira o resultado do GP do Japão:

1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1h30min27s323
2. Mark Webber (Red Bull) + 0s905
3. Fernando Alonso (Ferrari) + 2s721
4. Jenson Button (McLaren) + 13s522
5. Lewis Hamilton (McLaren) + 39s595
6. Michael Schumacher (Mercedes GP) + 59s933
7. Kamui Kobayashi (Sauber) + 1min4min038
8. Nick Heidfeld (Sauber) + 1min9s648
9. Rubens Barrichello (Williams) + 1min10s846
10. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1min12s806
11. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1 volta
12. Heikki Kovalainen (Lotus) + 1 volta
13. Jarno Trulli (Lotus) + 2 voltas
14. Timo Glock (Virgin) + 2 voltas
15. Bruno Senna (Hispania) + 2 voltas
16. Sakon Yamamoto (Hispania) + 3 voltas
17. Nico Rosberg (Mercedes GP) + 5 voltas

Não completaram:

Adrian Sutil (Force India)
Robert Kubica (Renault)
Nico Hülkenberg (Williams)
Felipe Massa (Ferrari)
Vitaly Petrov (Renault)
Vitantonio Liuzzi (Force India)
Lucas Di Grassi (Virgin)

Volta mais rápida: Webber, com 1min33s474
Rafael Munhoz
Imagens www.sutton-images.com
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