22.9.10

Um dia sem vaca

As vacinhas e seus filhotes, tao bonitinhos, são uma das maiores fontes de metano a ser despejado na atmosfera. Não é da cultura popular que esses gentis animais são uma grande fonte desse gás tão letal ou mais que outros gases.

A pecuária é responsável por aproximados 14% dos gases estufa do mundo. Uma porção significativa dessas emissões vem do metano, que em termos de sua contribuição para o aquecimento global, é 23 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono emitido pela combustão (queima) de combustíveis fosseis como queimadas, emissão de veículos etc.

Mais porque as vaquinhas tão bonitinhas são tão poluentes? As vacas emitem uma grande quantidade de metano através do arroto, e uma menor quantidade através da flatulência, ou seja, do seu pum. E como elas ruminam, ou seja, comem o tempo todo o tempo todo arrotam e soltam “puns”. Faz parte da digestão dos bichinhos. Para se ter uma idéia em média uma vaca leiteira expele por dia de 100 a 500 litros por dia.

Um carro emite por dia em media emite 100 litros de carbono por km percorrido, ou seja, uma vaca por dia para uma carro com motor a gasolina, em ritmo de engarrafamento. Pois um carro Flex (que é a maioria da nossa frota) produz 70% a menos que um carro movido somente a gasolina.

Para entender por que as vacas produzem metano, é importante conhecer um pouco mais sobre como funcionam. Vacas, cabras, ovelhas e muitos outros animais pertencem a uma classe de animais chamada de ruminantes. Os ruminantes têm quatro estômagos e digerem seu alimento em seus estômagos ao invés de seus intestinos, como fazem os humanos. Os ruminantes comem o alimento, regurgitam-no como bolo alimentar e tornam a comê-lo. Os estômagos são cheios de bactérias que facilitam a digestão, mas também produzem metano.

O rebanho no mundo gira na casa de 1,5 bilhões de amimais no mundo e o pior disso tudo é que para o cultivo das gentis mocinhas é necessário grandes áreas de terra descampadas, somente com capim. Um estudo feito por especialistas a ser apresentado em Copenhagen na grande reunião do clima feita em 2008, onde as maiores emissões de gases do efeito estufa (os chamados GEES), dando como exemplo o nosso pais o Brasil, foram um provenientes de desmatamento, fermentação animal e queima de pasto nessa ordem. Em milhões de toneladas: Amazônia: 499,5 litros, queima do Cerrado e fermentação animal: 229,04 litros ,Outros: 84,25litros.

Além do estrago ambiental, acentue-se o consumo gigantesco de água para manutenção desse rebanho,os cerca de 1,5 bilhão de vacas e outros 2 bilhões de outros animais de pastagens existentes no mundo emitem dúzias de gases poluentes, incluindo uma grande quantidade de metano, dois terços de toda a amônia produzida na atmosfera. E para concluir segundo pesquisas da Organização da Agricultura e Alimentos dos EUA informa o rebanho deve aumentar em 60% por volta de 2030.
Agora fica uma pergunta no ar. Vamos fazer um dia sem vacas? Um dia sem comer carne? Sem usar nada em couro? Vamos paralisar os açougue e abatedouros por um dia? Acho que não.

Por isso vou abastecer o meu carro com álcool e andar como sempre no dia dos sem rodas. Nao tenho outra maneira de me locomover diariamente. ( O metro que produz 2% do que emite um carro de passeio ainda esta longe da minha casa) Pois não é assim que evitamos o aquecimento global.

Nenhum comentário: