8.9.10

Olha a mozzarella, onde esta o orégano? E a historia?


A expectativa de que a Ferrari poderia ser punida de forma mais severa pela FIA acabou não se confirmando e a escuderia italiana saiu do memso jeito que entrou para o julgamento sobre o caso do suposto jogo de equipe ocorrido no GP da Alemanha. A decisão do Conselho Mundial em reunião na data de hoje manteve a dobradinha do time em Hockenheim. E ainda conseguiu da FIA que sejam revisto as regras da F1. E não se sabe se para o bem ou para o mau.

A Ferrari já havia sido punida com uma multa de US$ 100 mil pelos comissários logo após o GP alemão. E a reunião apenas confirmou a punição.
Na 47ª volta da corrida, Felipe Massa escutou do seu engenheiro chefe, Rob Smedley a mensagem esperada de forma pausada: "Fernando está mais rápido que você. Você confirma que ouviu a mensagem?". E assim deixou Fernando Alonso ultrapassá-lo e conquistar a vitória em Hockenheim.
Ai foi defesas, reclamações e caras feias de varias as partes. Trazendo à tona a polêmica sobre as ordens de equipe na F1, proibidas desde o episódio protagonizado pela mesma Ferrari em 2002, quando Rubens Barrichello entregou a vitória no GP da Áustria a Michael Schumacher.
Na época, o time vermelho recebeu uma multa de US$ 1 milhão, dez vezes mais a que foi aplicada à escuderia na Alemanha.

Após a audiência, Angelo Sticchi Damiani, chefe da Federação Italiana de Automobilismo, afirmou aos repórteres que o Conselho concordou, por unanimidade, não impor qualquer punição extra à equipe.

A Ferrari usou como argumento de defesa a própria escolha de Massa em ceder à liderança da prova, e assim tudo acabou em pizza.

Analisando, friamente o caso, com o olhar de dirigente e pensado no campeonato, não acho que a escolha da Ferrari tenha sido errada.

O lugar deles faria a mesma coisa. Faltam poucas corridas para o final e priorizar um piloto é o mínimo que se é esperado. E que seja o que esteja na frente. E para eles pouco importa se é o Felipe Massa ou o Fernando Alonso ou o Sr. Zé ali da esquina, o que importa é que eles ganharam, os cavalinhos ganharam. A equipe ganhou e com isso os patrocinadores ficam felizes e assim a Ferrari continua ser a ela mesma. Correndo, ganhando durante 60 anos.

Por isso quando leio declarações dizendo que a culpa é de fulano, que ele é privilegiado, que o outro é o escudeiro fico com vontade de rir e pensando se realmente é o que essas pessoas pensam ou se apenas elas querem aparecer. Para a Ferrari um Massa ou um Alonso são apenas peças de uma engrenagem que se movimenta a 60anos da mesma forma, pouco importando que esteja ganhando desde que esteja ganhando.

Nenhum comentário: