26.9.10

A corrida de Alonso

Computador novo, estou no outro mundo. Esse Windows 7 parece muito bom... estou ainda testando... e no meio desse papo de louco que vi a corrida, entre a instalação de um programa e outro... A minha antiga maquina estava me deixando sumido e no minino digamos chateado... hehehehe... Em fim...

A corrida...

Na largada, Alonso espanou o alemão de RBR e conseguiu segurar a pressão de Vettel e continuou na liderança. A largada foi tranqüila sem nenhum acidente.

O companheiro do espanhol, o brasileiro Felipe Massa largou em último e ao fim da primeira volta estava em 21º, mas entrou nos boxes para cumprir uma estratégia diferenciada da equipe: fazer apenas uma parada, logo no início, para colocar pneus duros e tentar ir até o fim da prova sem precisar de um novo pit stop. Arriscado, mas ideal para quem não tinha nada a perder.

No início da segunda volta o primeiro toque Vitantonio Liuzzi, da Force Índia, apareceu com a roda traseira direita de seu carro avariada após toque com Nick Heidfeld, da Sauber. Teve de encostar pela pista no pior lugar possível e com isso ocasionou a entrada do Safety Car. Melhor para Massa que acabara de entrar nos boxes e pôde tirar a desvantagem em pista dos adversários e voltou ao pelotão, mesmo que nas últimas posições.

Ao saber da entrada do carro de segurança, Mark Webber, que estava em 5º, resolveu entrar nos boxes. O mesmo aconteceu com vários outros pilotos, como: Vitaly Petrov, Sébastien Buemi, Nico Hülkenberg, Adrian Sutil, Heikki Kövalainen, Jarno Trulli, Jaime Alguersuari, Christian Klien, Lucas Di Grassi e Bruno Senna. Sendo todos os últimos superados por Massa que passou para a 15ª posição. Dos que estavam em sua frente, já haviam entrado nos boxes: Webber, Petrov, Hülkenberg e Sutil.

Ao fim da volta, o Safety Car voltou aos boxes e foi autorizada a relargada. Alonso continuou na liderança, seguido por Vettel, Hamilton, Button e Rosberg. Barrichello ocupava a 7ª colocação, mas ainda sem pit stop.

Na sétima volta, enquanto Jarno Trulli arrastava o seu Lotus com pneu furado pela pista, Webber conseguiu ultrapassar Kamui Kobayashi, que estava à sua frente. Assumiu, assim, a 10ª posição. Ai foi tirar um ronco ou a no meu caso atualizar drives...

Por volta da sétima volta, Timo Glock, com uma humilde Virgin, estava em 11º, devido às paradas nos boxes, e conseguiu segurar por bastante tempo Sutil. Isso causou uma longa fila de sete carros, atrasado pelo mais lento que estava à frente.

Enquanto Webber conseguiu fazer a ultrapassagem em cima de Schumacher, assumindo a 8ª colocação. Com Alonso liderando tranqüilamente enquanto lá atrás, a procissão atrás de Glock continuava.

Na 29ª passagem, após o despertar do sono começou as paradas começando por Hamilton. Ele retornou à pista somente atrás de Webber. Ou seja, o australiano teria chances de terminar entre os três primeiros, com sua tática diferenciada.

Alonso entrou para o seu pit stop na volta seguinte, assim como Vettel. Ou seja, a briga pela liderança foi para os boxes. As paradas foram muito parecidas e a Red Bull permaneceu atrás da Ferrari. O estranho é que o RBR estava sendo muito mais rápido que o bicampeão. Se Vettel continuasse na pista por mais uma ou duas voltas, deveria retornar na liderança. Afinal somente eles para acreditar que conseguiriam ganhar da Ferrari que historicamente faz boas paradas.

No volta seguinte, foi a vez de Button e Rosberg fazerem as suas paradas. Isso abriu caminho para Webber assumir a 6ª colocação, atrás de Kubica, que ainda não havia entrado nos boxes e de Barrichello que também precisaria realizar a troca de pneus.

Na 31ª volta, Kobayashi perdeu o ponto de freada e atingiu Michael Schumacher, tirando o alemão da pista. Curvas mais tarde, o japonês da Sauber bateu na barreira de proteção e ficou atravessado na pista, assim como Bruno Senna, que não teve e tempo de desvirar . Isso ocasionou uma nova entrada do Safety Car.

Kubica e Barrichello aproveitaram a entrada do carro de segurança para fazerem as suas paradas. Mas foram prejudicados, já que o pelotão já estava andando mais próximo. Melhor para Webber, que confirmou a 3ª posição, atrás somente de Alonso e Vettel, que brigavam pela liderança.

A relargada foi autorizada no início da 36ª volta. Duas curvas depois da saída do Safety Car, Hamilton tentou ultrapassar literalmente por cima de Webber. Logicamente não conseguiu, os dois se tocaram e o inglês da McLaren abandonou a prova com problemas em seu carro, jogando assim mais pontos do campeonato fora. Hamilton, que poderia terminar no mínimo em 4º, mais uma vez não pontuou.

Na 38ª volta, Michael Schumacher tocou com Nick Heidfeld. O piloto da Mercedes GP ficou com o bico de seu carro avariado, enquanto o piloto da Sauber bateu nos pneus de proteção e teve de abandonar. Tudo no mesmo lugar de Hamilton.

No fim da 57ª volta, Vettel encostou de vez em Alonso na briga pela 1ª colocação na esperança que este cometesse um erro.

Na volta de número 60, Heikki Kövalainen abandonou com problemas no motor. O propulsor começou a pegar fogo e numa cena única o próprio finlandês da Lótus foi quem pegou um extintor e apagou as chamas.

Mesmo com uma pressão muito forte de Vettel, Alonso conseguiu seguir na liderança e venceu o GP de Cingapura, com uma diferença mínima de 0s2 para o adversário da Red Bull. Terminaram a corrida exaustos devido as duas horas, calor e intenso esforço físico.

Confira o resultado final do GP de Cingapura:

1. Fernando Alonso (Ferrari) 1h57min53s579
2. Sebastian Vettel (Red Bull) + 0s293
3. Mark Webber (Red Bull) + 29s141
4. Jenson Button (McLaren) + 30s384
5. Nico Rosberg (Mercedes GP) + 49s394
6. Rubens Barrichello (Williams) + 56s101
7. Robert Kubica (Renault) + 1min26s559
8. Adrian Sutil (Force India) + 1min52s416
9. Nico Hülkenberg (Williams) + 1min52s791
10. Felipe Massa (Ferrari) + 1min53s297
11. Vitaly Petrov (Renault) + 1 volta
12. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1 volta
13. Michael Schumacher (Mercedes GP) + 1 volta
14. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1 volta
15. Lucas Di Grassi (Virgin) + 2 voltas
16. Heikki Kövalainen (Lotus) + 3 voltas

Não completaram:

Timo Glock (Virgin)
Nick Heidfeld (Sauber)
Lewis Hamilton (McLaren)
Christian Klien (Hispania)
Kamui Kobayashi (Sauber)
Bruno Senna (Hispania)
Jarno Trulli (Lotus)
Vitantonio Liuzzi (Force India)

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