18.3.14

Red Bull e FIA entram em conflito quanto a desclassificação de Daniel Ricciardo

A Red Bull e a FIA entraram em conflito aberto em relação às razões que levaram à desclassificação de Daniel Ricciardo, segundo classificado do GP da Austrália.
 
A FIA revelou que a Red Bull ignorou pedidos para reduzir o fluxo de combustível do RB10 de Daniel Ricciardo durante a corrida que o australiano terminou em segundo, com a FIA decidindo no final desclassificar o piloto alegando que “excedeu consistentemente o fluxo de combustível”.
 
A história é, no entanto, um pouco mais complicada porque após leituras inconsistentes durante os treinos livres, a FIA autorizou uma troca de sensor, e concedeu que existia variação nas leituras entre os dois sensores fornecidos. Mas a Red Bull entendeu que os sensores não eram confiáveis e utilizou o seu: “O representante da FIA verificou que o fluxo de combustível era muito elevado durante a corrida e contatou a equipe, dando-lhe oportunidade de seguir as instruções e reduzir o fluxo para dentro dos limites, mas a equipe optou por não fazer essa correção”.
 
A FIA diz ainda que a Red Bull violou uma diretiva técnica escolhendo correr com um modelo de medição reprogramado pelo seu pessoal, portanto não autorizado pela FIA. Mesmo aceitando que o seu sensor deu leituras errôneas, a FIA destacou que só com a sua permissão a Red Bull poderia ter utilizado outra peça.
 
Entretanto, a Red Bull insiste que o fluxo de combustível do carro de Ricciardo estava legal, com Christian Horner revelando que a variação do limite de 100kg/h era zero, utilizando o seu próprio equipamento, uma vez que não confiava no medidor da FIA, que se mostrou problemático “de cima a baixo entre as equipes do pit-lane”. Para Horner “dissemos-lhes que não confiávamos no seu sensor e que a nossa peça calibrada estava correta. É que de outra forma há uma situação em que nos dizem para reduzir significativamente o fluxo de combustível quando acreditamos estar cumprindo os regulamentos. Desta forma terminamos numa situação em que dependendo da calibragem do sensor, fica ditado quem vai ser competitivo ou não”, disse Horner.
 
Resultado final foi a desclassificação do piloto Australiano em casa e o esperneio de todos.

Nenhum comentário: