18.3.14

Nico vence 30 anos apos a 1ª vitoria de seu pai

A Mercedes saiu dos testes de pré-temporada apontada como a equipe a ser batida neste início de temporada, mas ainda precisava comprovar essa teoria.  E num final de semana perfeito para Nico Rosberg. É assim que pode ser definida a estreia da temporada 2014 da Fórmula 1 para o piloto alemão da Mercedes, que conquistou a vitória no Grande Prêmio da Austrália.

Depois da pole-position de Lewis Hamilton no sábado, foi a vez de Nico Rosberg dar um show de pilotagem e maturidade. Largando em terceiro, o alemão pulou a ponta na largada para não mais perder a posição, faturando assim a primeira corrida do ano.
 
- Foi um dia incrível para nós. Começar a temporada com uma vitória é inacreditável e eu devo agradecer muito a todos os envolvidos na construção do carro no inverno. Sempre sonhei em ter uma "Flecha Prateada" tão forte e agora parece que chegamos lá - comentou o piloto.
 
O piloto liderou um dos três treinos livres do GP, perdendo um deles para seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton que, mesmo largando na pole, viu seu motor Mercedes perder rendimento e abandonou a corrida na quarta volta, a fim de não causar mais avarias no componente.
 
- Apesar do nosso sucesso hoje, nós sabemos que ainda há trabalho a fazer. Nós vimos durante o fim de semana que a confiabilidade ainda é um problema e isso nos impediu de completarmos a prova com dois carros. Temos duas semanas para melhorar isso e eu mal posso esperar pela etapa da Malásia. Adoraria correr novamente amanhã mesmo - completou.

Estreando pela Red Bull, Daniel Ricciardo garantiu a segunda colocação da prova, antes de ser desclassificado por consumir combustível de mais,  sendo bastante pressionado no final por Kevin Magnussen, o jovem estreante da McLaren, que fechou o pódio na terceira colocação, recolocando a equipe de Woking em uma posição que ela não ocupou em nenhuma oportunidade na temporada de 2013. E, de fato, a realidade da McLaren já é outra, com Jenson Button completando a prova em quarto.
 
Na posição que largou, ele terminou. Foi essa a realidade de Fernando Alonso, com sua Ferrari, que foi seguido pelo combatente Valtteri Bottas. O finlandês da Williams deu um show, depois de largar da 15ª posição, ter um pneu furado e realizar diversas ultrapassagens ao longo da prova (leia mais abaixo). O sétimo colocado foi Nico Hulkebnerg, da Force India, com Kimi Raikkonfo ficando em oitavo. Fecharam a zona de pontuação, Jean-Eric Vergne e o estreante Daniil Kvyat.
 
Felipe Massa foi abalroado por um Japonês sem freio. O piloto japonês Kamui Kobayashi, após seus freios travarem, Kobayashi atropelou o carro de Felipe Massa na largada do GP da Austrália e tirou ambos da prova. Investigado pelos comissários de prova, o piloto foi inocentado e o acidente foi justificado como uma "severa falha técnica dos freios, fora do controle do piloto".
 
Após a prova, irritado com o ocorrido, Felipe Massa esbravejou em uma entrevista à TV Globo e pediu uma investigação dura da FIA ao japonês, dizendo que o mesmo freou muito "em cima" da curva e, por isso, causou o acidente. Kobayashi depois alegou problemas nos freios.

"Tem que ser uma investigação pesada, o que ele fez é muito perigoso, atropelar alguém assim. Era a primeira corrida do ano, estava em uma boa posição... Eu não tenho a menor ideia do que ele quis fazer", disse Massa.

Instantes depois da entrevista, Kobayashi pediu desculpas à Massa por meio de sua conta de Twitter, dizendo que não teve culpa no acidente. O que não foi 'perdoado' pelo apresentador que continuou  repetindo a reclamação do piloto brasileiro, estreante na equipe Willians.

A Fórmula 1 volta no dia 28 de março com os primeiros treinos livres para o GP da Malásia, com programação também nas madrugadas brasileiras.
 
 
Confira o resultado do GP da Austrália:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
2) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
3) Kevin Magnussen (DIN/McLaren)
4) Jenson Button (ING/McLaren)
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
6) Valtteri Bottas (FIN/Williams)
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
9) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
10) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
11) Sergio Perez (MEX/Force India)
12) Adrian Sutil (ALE/Sauber)
13) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
14) Max Chilton (ING/Marussia)
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia)
OUT) Romain Grosjean (FRA/Lotus)
OUT) Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
OUT) Marcus Ericsson (SUE/Caterham)
OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
OUT) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP)
OUT) Felipe Massa (BRA/Williams)
OUT) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)

 

Nenhum comentário: