27.3.12

Será o fim de Massa

Foi o bastante para que a revista especializada italiana ‘Autosprint’, que já havia rotulado Massa como “inútil” dentro da Ferrari, elevar o tom das críticas e defender a saída imediata do brasileiro de Maranello, agora descrito como “derrotado”, para dar lugar justamente a Pérez.

O artigo, escrito pelo jornalista Alberto Sabbatini, retratou os três personagens principais, cada um à sua maneira, do último GP da Malásia. “A corrida em Sepang parece ter fechado de uma vez por todas as discussões da semana passada. Nem mesmo os escritores mais talentosos poderiam ter imaginado uma trama tão espetacular, assim como os três atores principais envolvidos diretamente em nossas discussões. Alonso, Massa e Pérez: o campeão, o derrotado e o substituto”, disparou.

A publicação se rendeu a Alonso e o destacou como um dos maiores da história da F1. “Alonso venceu com uma máquina inferior, pelo grande campeão que é, porque a Ferrari F2012 deste começo de temporada está cheia de defeitos, é deficiente em potência e velocidade. Mas Alonso esmagou os adversários que tinham os melhores carros, como Red Bull, McLaren, Sauber, Lotus e Mercedes. Como ele fez? Simples: porque é um verdadeiro campeão, com C maiúsculo.”

“É raro um piloto ganhar com um carro nitidamente inferior. É o sonho de todos os pilotos, porque traz o reconhecimento de seu talento. Posso pensar, nos últimos tempos, apenas alguns episódios: a vitória de Senna em Donington 93, a de Gilles Villeneuve em Jarama 81. E ainda a volta de Senna em Mônaco, 1984, sob o dilúvio. E também a vitória de Schumacher em Spa, 92, e Barcelona, 96, pela Ferrari”, celebrou um dos ícones da apaixonada imprensa italiana. “Digno de entrar para a história do automobilismo. Alonso também teve sorte, mas foi amplamente merecido. E os adversários só podem culpar a si mesmos”, acrescentou.

Sabbatini deixou de lado as palavras de felicitação ao bicampeão do mundo e vencedor do GP da Malásia para mudar o tom de maneira drástica quando passou a se referir ao desempenho de Massa neste começo de temporada. O jornalista italiano entende que o problema de Felipe está bem longe de ser a F2012.

“Existe algum fã brasileiro que se atreve a afirmar que a Ferrari dá uma máquina mais poderosa para Alonso do que para Massa? Ou que lhe dá uma F2012 ruim? Ele tomou isso como fantasia, pediu para mudar o chassi porque ele acreditava que havia um defeito estrutural, já que na Austrália ele desgastou os pneus e o resultado foi idêntico. O cronômetro tem mostrado que o problema de Massa está no homem, e não no carro”, bradou.

Na sequência, a revista defendeu a saída imediata do brasileiro, cada vez mais pressionado, apesar de a Ferrari garantir que Felipe está prestigiado e tem todo o apoio da escuderia italiana. “Estou seriamente convencido de que Massa faria bem em deixar Maranello, tirar de si a pressão que não consegue mais segurar.”

Dessa vez, a publicação não mencionou Jarno Trulli como um possível substituto de Massa na Ferrari e direcionou todos seus elogios para o piloto da vez, Pérez, tido como o nome ideal para assumir o posto de parceiro de Alonso em Maranello.

“Nós mostramos o nome de Sergio Pérez um possível substituto por muitas razões: porque ele é jovem e motivado. E que coincidência, apenas sete dias depois, o mexicano provou ser a revelação do GP da Malásia. Ele fez a corrida de sua vida. É uma coincidência ou um sinal do destino?”, indagou o jornalista, que há havia sugerido a contratação de ‘Checo’ em outras oportunidades.

“Pérez não é o remédio para todos os males. Ainda é muito imaturo dizer com absoluta certeza que ele vai se tornar um campeão. Mas esta é a única alternativa que a Ferrari tem, porque [Sebastian] Vettel não está disponível até 2015; há um ponto de interrogação sobre [Robert] Kubica; [Jenson] Button e [Mark] Webber estão agora muito maduros, enquanto [Lewis] Hamilton não gosta de Maranello”, finalizou.

Fonte:grande premio

Nenhum comentário: