19.3.12

Jenson Button: o homem a ser batido

A McLaren iniciou a temporada de 2012 da Fórmula 1 como a equipe a ser batida. Jenson Button tomou a ponta de seu companheiro Lewis Hamilton na largada e seguiu tranquilo para conquistar a vitória na etapa de abertura do campeonato, em Melbourne.

O GP da Austrália começou com os dois carros da equipe inglesa disparando na frente, com Button levando a melhor sobre Hamilton na primeira curva. Sebastian Vettel logo assumiu o 3º posto, ultrapassando Nico Rosberg e contando com o problema no câmbio de Michael Schumacher na décima volta.

Button chegou a abrir 10s sobre Hamilton depois da primeira rodada de pit stops, quando Lewis voltou atrás de Kimi Räikkönen e Sergio Pérez, ambos fazendo um primeiro trecho longo sem paradas.

Mas a ordem só foi alterada quando Vitaly Petrov parou seu carro na reta dos boxes com um problema na direção e a Red Bull conseguiu fazer a última troca de Vettel com o Safety Car, devolvendo o alemão entre Button e Hamilton.

Ainda assim, Vettel não foi capaz de acompanhar Button, que controlou o ritmo no final para cruzar a linha de chegada 2s1 à frente do rival. Hamilton completou o pódio, 4s atrás do vencedor.

Mark Webber, em uma corrida discreta, apareceu logo atrás, seguido por Fernando Alonso,que fez uma bela corrida, Kamui Kobayashi e Kimi Räikkönen, outro que tirou leite de pedra. Sergio Pérez, Daniel Ricciardo e Paul di Resta fecharam a zona de pontuação.

Os brasileiros não tiveram uma boa corrida. Felipe Massa largou bem e andou boa parte da prova entre os dez primeiros, mas foi perdendo rendimento e encerrou sua participação na 47ª volta após uma colisão com Bruno Senna, que já havia rodado na largada graças a um toque com Ricciardo. O piloto da Williams foi classificado em 16º, quatro voltas atrás.

Confira o resultado do GP da Austrália da Fórmula 1:

1. Jenson Button (McLaren) 1h34min09s565
2. Sebastian Vettel (Red Bull)
3. Lewis Hamilton (McLaren)
4. Mark Webber (Red Bull)
5. Fernando Alonso (Ferrari)
6. Kamui Kobayashi (Sauber)
7. Kimi Räikkonen (Lotus)
8. Sergio Pérez (Sauber)
9. Daniel Ricciardo (Toro Rosso)
10. Paul di Resta (Force India)
11. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso)
12. Nico Rosberg (Mercedes)
13. Pastor Maldonado (Williams)
14. Timo Glock (Marussia)
15. Charles Pic (Marussia)
16. Bruno Senna (Williams)

Não completaram:

Felipe Massa (Ferrari)
Heikki Kövalainen (Caterham)
Vitaly Petrov (Caterham)
Michael Schumacher (Mercedes)
Romain Grosjean (Lotus)
Nico Hülkenberg (Force India)

Nenhum comentário: