17.1.12

Agora é oficial: Senna na Willians

A Williams confirmou nesta terça-feira (17) que Bruno Senna será titular nesta temporada após divulgar o perfil do piloto, já com o uniforme da escuderia, ostentando em destaque o patrocínio da Embratel

A Williams oficializou na manhã desta terça-feira (17) que Bruno Senna será titular no Mundial de 2012. A escuderia de Grove deixou vazar o perfil do brasileiro em seu site oficial, com Senna devidamente uniformizado, ostentando em destaque o logotipo da Embratel logo abaixo da PDVSA, patrocinadora de Pastor Maldonado. Minutos depois, a página saiu do ar, provavelmente pelo número de acessos.

Bruno ocupará o lugar que foi nos últimos dois anos de Rubens Barrichello, conforme informou, ainda em dezembro de 2011, o jornalista Ricardo Boechat, do Grupo Bandeirantes, endossado pelo Grande Prêmio na última segunda-feira. O recordista de largadas na F1 fica assim praticamente sem chances de dar sequência à sua carreira na categoria.

Em sua página no Twitter, Barrichello escreveu antes da oficialização de Senna na Williams: "Pois é, não estarei guiando o carro da Williams este ano. Desejo ao meu amigo Bruno Senna muita sorte", comentou o veterano, não sem antes avisar: "O futuro está em aberto."

Em seu comunicado oficial, a Williams confirmou que Bruno vai guiar um carro da equipe pela primeira vez no início dos testes da pré-temporada em Jerez de la Frontera, na Espanha, no próximo dia 9 de fevereiro. O brasileiro recebeu elogios de seu novo patrão, Frank Williams, o último chefe de equipe de seu tio, Ayrton Senna. O dirigente britânico destacou a carreira curta de seu mais novo contratado e revelou que o paulista foi submetido a uma avaliação técnica antes de ter sido finalmente oficializado nesta terça-feira.

“Bruno apenas começou a correr quando ele tinha 20 anos, mas rapidamente provou seu talento na F3 e na GP2. Em uma temporada muito disputada, Bruno terminou em segundo no campeonato com vitórias notáveis em Mônaco e Silverstone, esta última na chuva. As circunstâncias das duas temporadas de Bruno na F1 não deram a ele a oportunidade de corresponder de maneira consistente, por isso foi essencial que gastássemos muito tempo com ele para entendê-lo e avalia-lo como piloto”, comentou Williams.

“Temos feito isso tanto na pista quanto no nosso simulador e ele provou que é rápido, tecnicamente perspicaz e principalmente capaz de aprender e pôr em prática seus conhecimentos de maneira rápida e consistente. Agora estamos ansiosos para ver seu talento em nosso carro de corrida”

Depois de se arrastar no fundo do grid com a fraca HRT em sua estreia, em 2010, e após completar oito GPs pela Renault no ano passado, quando conquistou seus primeiros pontos na F1, em Monza, Senna integra uma das mais tradicionais equipes da categoria, ainda que esta esteja em baixa, sobretudo depois de um Mundial ruim na última temporada. Bruno destacou o passado glorioso da Williams e acredita que pode fazer o time a dar a volta por cima em 2012.

“Eu me sinto muito privilegiado pelo fato de a Williams ter me escolhido como um dos seus pilotos. A equipe tem uma grande herança, e espero que eu possa ajudar a escrever um grande capítulo em sua história. O processo de avaliação tem sido intenso e metódico, mas o tempo que eu passei na fábrica demonstrou que a equipe tem grandes pessoas e todos os recursos necessários para alcançar melhores coisas nesta temporada”, falou o novo piloto da Williams.

O nome Senna voltará a ser estampado no cockpit da Williams 18 anos depois. Bruno disse que deverá trabalhar com alguns integrantes da equipe que chegaram a trabalhar com o tio tricampeão mundial em 1994. “Vai ser muito interessante pilotar para a equipe que meu tio guiou, particularmente porque algumas pessoas aqui trabalharam com Ayrton. Espero que nós possamos trazer de volta alguns momentos e criar alguns grandes outros.”

Por fim, Bruno, exultante por ter sido confirmado na equipe de Grove, agradeceu ao apoio e à torcida dos fãs brasileiros. “Eu também quero conquistar alguns bons resultados para retribuir o apoio que meu país me deu para chegar a esta posição hoje. Estou muito orgulhoso de ser brasileiro e mais motivado do que nunca para demonstrar o que eu posso fazer. Desde a primeira vez que eu sentei no kart, jamais quis fazer outra coisa”, concluiu Senna.

Nenhum comentário: