14.7.11

Parlamento da Venezuela pede contrato da petrolífera com a Willians

Deputados da Mesa da Unidade Democrática (MUD), partido de oposição ao governo Hugo Chávez na Venezuela, estão exigindo acesso aos detalhes do contrato entre a petrolífera estatal PDVSA e a equipe Williams.

Os parlamentares desejam conhecer na íntegra o acordo financeiro que garante a vaga do piloto Pastor Maldonado no time inglês, segundo informa o jornal venezuelano El Nacional.

De acordo com o deputado Andrés Velásquez, apesar de a relação entre PDVSA e Williams ser apenas de patrocínio, é dever da estatal prestar contas quanto aos recursos destinados, especialmente por se tratar de uma atividade alheias aos ramos de operação da empresa, no caso, o esporte.

"Na Assembleia Nacional, não se conhece o teor esse contrato e, embora não seja obrigatório que ele passe por nós, deve-se declarar a forma como foi feito. O primeiro passo é solicitar o texto", declarou o parlamentar.

Para outro deputado da MUD, Rodolfo Rodríguez, o patrocínio de Maldonado representa a mesma falta de transparência apresentada em outras operações financeiras da petrolífera venezuelana. O congressista defende a aprovação urgente de um projeto de lei que garanta acesso às informações de toda a contabilidade de processos relacionados à administração e às empresas públicas.

"Deve-se dar esclarecimentos ao povo venezuelano, cujos recursos são aplicados sem que se conheça o destino", contestou Rodríguez.

Segundo o jornal, na última semana foram vazadas informações acerca do contrato da PDVSA com a Williams. Entre elas, estava o valor do contrato, 147 milhões de bolívares - mais de R$ 54 milhões -, além de exigências de resultados por parte da equipe para a manutenção do piloto e do direito de escolha do substituto por parte da petrolífera, caso Maldonado não tenha o desempenho esperado. Outro ponto tornado público é a previsão de uma possível sociedade entre as duas parte para o futuro.

Fonte: Tazio

Nenhum comentário: