28.6.13

Mark Webber anuncia sua aposentadoria

Nesta quinta-feira, uma das principais notícias no mundo do automobilismo foi o anúncio de Mark Webber, que confirmou a sua saída da Fórmula 1 ao final desta temporada para disputar o Mundial de Endurance pela Porsche.

O australiano Mark Webber, piloto da escuderia Red Bull, anunciou que vai deixar a categoria da Fórmula 1 ao final da temporada. O veterano anunciou que vai integrar a equipe da Porsche nas corridas do Campeonato Mundial de Endurance, o que inclui a disputa das 24 horas de Le Mans.

Segundo a BBC Sport, Webber  “tinha opções para ficar na F1, pela Red Bull ou por outra equipe de ponta, mas sente que é hora de uma mudança na carreira”. Nomes como Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo, Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa são cotados para substituílo.

“É uma honra para mim integrar a Porsche em seu retorno a competições como Le Mans e ao Campeonato Mundial de Endurance. A Porsche fez história nas corridas como fabricante, e tem desempenho e performance incríveis no mais alto níveis. Estou ansioso por este novo desafio após minha passage pela Fórmula 1. Mal posso esperar para pilotar um dos carros de corrida mais rápidos do mundo”, disse, em seu site oficial.

Até o anúncio de sua saída, Webber contabiliza 203 provas, 36 pódios, nove vitórias, 11 pole positions e 15 voltas mais rápidas. Na F1 desde 2002, ele competiu por Minardi, Jaguar e Williams antes de chegar à Red Bull em 2007. Além disso, foi piloto de testes na Arrows (2000) e na Benetton (2001).

Terceiro colocado do Mundial de 2010, ele chegou a liderar a competição a poucas provas do fim, mas acabou superado pelo companheiro Sebastian Vettel. Atualmente, os dois vivem uma fase de pouca simpatia, por conta da negativa de Vettel diante de uma ordem de equipe no GP da Malásia, quando se negou a poupar pneus, superou Webber e venceu a prova.

E depois da agitação causada pela novidade, o piloto


da Red Bull fez questão de ressaltar que a decisão foi tomada após muita reflexão.

"Não temos 25 anos para sempre. É preciso tomar a decisão no momento correto: parar quando ainda possui um bom desempenho. Isso é importante. A hora é perfeita. Estou bastante ansioso para esse novo desafio e capítulo da minha vida. A Porsche é uma das marcas mais respeitadas do automobilismo", disse o australiano de 36 anos de idade.

Em comunicado, Christian Horner, chefe da Red Bull, falou sobre a decisão do piloto e agradeceu muito a Mark Webber em nome da equipe.
"A Red Bull gostaria de agradecer a ele pela extensa contribuição que ele deu para a equipe durante as sete temporadas em que pilotou para nós. Tenho certeza de que Mark pensou muito antes de fazer o que fez. Sem dúvida, foi uma decisão muito difícil", disse o dirigente.

Horner também elogiou o australiano: "Suas realizações na F-1 são extensas e tenho certeza que ele continuará trabalhando duro nisso até o final da temporada. Apoiamos a decisão de Mark, ele tem sido um excelente componente da equipe desde que se juntou a nós, em 2007, e desejamos todo o melhor nas próximas fases de sua carreira".

O chefe da RBR ainda negou que o substituto de Webber já esteja decidido. "A decisão sobre quem substituirá Webber não será feita até o final da temporada", garantiu.

Nenhum comentário: