15.11.12

O projeto do Autódromo de Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro


Por fim consegui... imagens do projeto do novo Autódromo do Rio, que a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro pretende construir na região de Deodoro.

A área escolhida pertence ao Exército e fica próxima ao Complexo Esportivo de Deodoro, que foi usado durante o Pan-2007 e no Rio 2016 a área vizinha ao futuro autódromo será o Parque Radical dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
O Autódromo de Deodoro, deverá ser capaz de receber competições internacionais. E o objetivo é que não receba apenas competição automobilísticas mas também outras atividades e eventos.

A princípio, a intenção é que seja erguido um espaço poliesportivo dentro do autódromo, como quadras descobertas e um complexo aquático, o que viria beneficiar moradores das comunidades carentes vizinhas ao novo autódromo em mais de 10 bairros. O esboço do projeto conta com uma pista de 4.715,7 metros em seu maior traçado, com 19 curvas, além de um circuito oval. Pela extensão, torna-se uma pista padrão A na classificação da FIA, isto é, teoricamente poderia receber a F1. A área também conta com um kartódromo de 1.344 m que o Rio carece...

A área de Boxes será ampla, com dois andares, sendo um em Mezanino.

O estudo conceitual foi feito pela Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro (Faerj) junto com o arquiteto paulista Artur Katchborian, sócio na Biselli + Katchborian Arquitetos. O presidente da entidade fluminense, Djalma Neves, afirma  que o esboço começou a ser montado "logo que a desativação do autódromo de Jacarepaguá foi confirmada, no ano passado". 



A pista parece boa será como a de Suzuka , com  passagem de nível para os carros. Larga e com vários pontos de ultrapassagem promete ser palco de boas disputas. 


O novo autódromo terá à sua disposição um estacionamento com  capacidade para pelo menos 10 mil veículos, podendo ser espandido para ate 70 mil veículos.  A estrutura também contará com áreas destinadas para cursos profissionalizantes, bares e restaurantes. 

Se tudo der certo a ideia é trazer para o Rio de Janeiro uma das etapas da Formula 1, e assim, quem sabe o   Brasil passaria a ser cede de duas etapas da categoria assim como a Espanha foi durante muitos anos.

Uma coisa legal desse projeto é que ele busca integrar o autódromo no contesto da região  tanto a nível da comunidade ao seu entorno, criando escolas de esportes, assim como também com o meio ambiente. Essa é a diferença de um Autódromo parque como esse. A unica questão será como ocorrerá a integração com os meios de trasporte publico que ate agora não foi muito discutida. Alem de que caso queiram realmente receber a F1, terá de ser construído locais de moradia temporária como Hoteis e Flat de auto padrão na região, ou uma via de fácil acesso aos já existentes. 

No entanto, a data de início das obras depende da conclusão dos estudos realizados pelo Ministério do Esporte e outros órgãos do governo. 

Vale apena esperar, rezar e aguardar....




3 comentários:

Anônimo disse...

Pesquiso projetos e autódromos há mais de 20 anos e estou abismado que algo assim seja apresentado como sendo o projeto de um autódromo para receber a F-1...
Este tipo de projeto não é brincadeira e, olhando o traçado, é o que parece ser - uma brincadeira de quem resolver fazer um monte de risco e chamar de traçado...

Anônimo disse...

Será desapropriada alguma comunidade? Será feito obras para o entorno?

beatriz disse...

Gostaria de saber se haverá obras para o entorno do autódromo? e se haverá também, desapropriação em alguma comunidade?